Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
21/03/2013
< Usando o Evernote >

Semana passada falamos sobre o Evernote, um programa para anotações com uma versão gratuita que pode ser instalada simultaneamente em diversos dispositivos fixos e portáteis independentemente de tipo ou sistema operacional e que, caso os dispositivos tenham acesso à Internet, mantém todas as anotações sincronizadas em todos os dispositivos e "na nuvem".

Hoje, vamos ver como funciona. Mas antes convém saber como obtê-lo. É fácil: em um computador fixo, visite a página < http://www.evernote.com/ > e baixe o programa gratuitamente já em português para o sistema operacional instalado. Em um portátil, visite a "loja" correspondente, pesquise por "Evernote", baixe e instale o programa. É simples assim.

Instalado o programa e criada a conta, pode-se começar a criar notas. Para isto basta acionar o comando "Nova nota". A forma de fazê-lo depende do dispositivo. Em um computador fixo, de tela ampla, ele pode ser encontrado na forma de um botão na barra situada no topo da janela do Evernote. Na tela pequena de um telefone esperto, ele se apresentará sob a forma de um pequeno ícone. Mas seja como for, ele sempre será fácil de encontrar.

Acionado, abre-se um pequeno mas poderoso editor de textos. Simples porque se reduz a três elementos: um campo para entrar o nome da nota, outro para redigir a nota propriamente dita e uma pequena barra de ferramentas. Poderoso porque a barra de ferramentas é cheia de recursos. Que vão, nos dispositivos portáteis, da simples escolha do tipo e tamanho da fonte e funções como sublinhado, itálico, negrito e organização de listas numeradas ou com marcadores, até recursos avançados como tabelas e inserção de arquivos anexos em máquinas mais poderosas. Além da inclusão de notas ditadas (se o dispositivo dispuser de microfone, naturalmente; os telefones espertos evidentemente dispõem, mas o mesmo não ocorre necessariamente nos computadores fixos). Em dispositivos capazes de reconhecimento de voz, como o Nexus S, a voz é convertida em texto e inserida na nota, mesmo em português, com uma dose de acerto mais que razoável, um recurso extraordinariamente útil quando se precisa de criar uma nota rapidamente sem necessidade de digitar nos pequenos teclados destes dispositivos. Se não, a voz é gravada e inserida na nota como um arquivo tipo .Wav. Terminada a nota, simplesmente esqueça. O Evernote a salva automaticamente. E sempre é bom lembrar: se ele estiver instalado em mais de um dispositivo, além de gravar a nota na nuvem, ela será sincronizada e replicada em cada um deles.

Mas esta é a parte mais simples – embora mais importante. Porém o Evernote é capaz de muito mais. Por exemplo: inserir imagens nas notas. O que pode ser feito das mais diversas maneiras. Por exemplo: em uma máquina de mesa, se a imagem estiver exibida em sua área de trabalho, tudo o que você tem que fazer é comandar a criação de nova nota, arrastar a imagem com o botão esquerdo do mause e soltá-la no corpo da nota. Você também pode fazer isto com imagens exibidas em páginas da Internet pelo seu navegador. Mas isto não é o melhor no que diz respeito a inserção de imagens. O melhor é o fato de que, se o Evernote estiver instalado em um telefone ou tablete que disponha de câmara fotográfica, durante a edição da nota você pode acionar a câmara e obter uma foto que será imediatamente inserida no corpo da nota acompanhada dos comentários que achar conveniente. E tudo isto será sincronizado, evidentemente. Carregar consigo uma foto da página de identificação de seu passaporte em seu telefone em uma viagem ao exterior tem um valor inestimável.

O Evernote se tornou tão popular que já existem programas auxiliares para ele. Um deles é o Evernote Web Clipper, também gratuito, instalado como um complemento em seu navegador (há versões para os principais) e que permite capturar para as notas páginas inteiras da Internet ou apenas imagens ou trechos selecionados. Sem dúvida, o Evernote é um achado.

Clique pra ampliar...

Figura 1



B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]