Escritos
B. Piropo
Anteriores:
< Trilha Zero >
Volte de onde veio
01/09/1997

< Sua Janela é mais Moderna que a Minha? >


Recentemente, durante a Fenasoft, a Microsoft anunciou para o final deste ano o lançamento do novo Windows 95 (que se chamará Windows 98 e cuja versão beta já está rodando na máquina vizinha a esta que vos fala). Considerando-se que a beta ainda está um tanto crua demais para o gosto de paladares mais exigentes e levando em conta os esperados atrasos que costumam ocorrer neste tipo de lançamento, é razoável prever que o produto estará pronto e empacotado à disposição do respeitável público no primeiro semestre do ano vindouro. Ou seja: Windows 95 levará três anos para mudar de versão.

Não sei se você lembra dos velhos tempos do DOS. Aliás, nem sei nem se você é dos velhos tempos do DOS. Tempos heróicos, de antes da era do byte polido, nos quais quem não soubesse a diferença entre um RECOVER e um RESTORE estava lascado. Pois se não lembra, eu conto: naqueles dias as coisas eram mais sossegadas. A evolução da informática era mais no compasso dos desfiles de rancho de então que no ritmo das frenéticas escolas de samba de agora. Mas mesmo naqueles tempos serenos dificilmente transcorriam mais de dois anos sem que a versão do DOS fosse renovada (a exceção foi a passagem do lamentável MS-DOS 4 para o excelente MS-DOS 5, que demorou exatos três anos - de junho de 88 a junho de 91). Então não lhe parece estranho que nos tempos efervescentes em que vivemos Windows 95 tenha tardado tanto para se atualizar?

Pois não estranhe. Porque na verdade não tardou. Desde que foi lançado, em agosto de 95, Windows 95 já sofreu diversas atualizações. Duas maiores, que envolveram alterações em quase todos os arquivos do sistema (a primeira, em dezembro de 95, recebeu o nome de Service Pack 1 ou Windows 95a , enquanto a segunda, em agosto de 96, denominou-se OSR2 ou Windows 95b) além de dezenas de pequenos "fixes", ou alterações nos arquivos de sistema, que também podem ser consideradas atualizações. E se você não notou, não se preocupe: a imensa maioria dos usuários também não. Porque elas surgiram no mercado tão sem alarde, que talvez não seja válido afirmar que foram "lançadas". Cabe melhor dizer que foram sorrateira e subrepticiamente "escorregadas" pela Microsoft para as mãos dos usuários.

Eu não sei exatamente quais foram as razões que levaram a MS a adotar este procedimento, mas suspeito. Porque com exceção do OSR2, as demais atualizações - inclusive e especialmente o Service Pack 1 - tiveram por objetivo principal corrigir pequenos (ou grandes) bugs. E mesmo admitindo de forma honesta e franca a existência destes bugs e disponibilizando rapidamente as correções, a MS houve por bem não dar grande publicidade ao assunto. Afinal, ninguém gosta de fazer alarde que seu produto tinha bugs (por mais natural que isto seja: em todos estes anos que ando fuçando máquinas e analisando sistemas, jamais encontrei um único programa, por mais elementar que seja, que tenha sido lançado sem bugs).

Quanto ao OSR2, a coisa é diferente: seu lançamento teve por objetivo testar no uso diário certos aperfeiçoamentos desenvolvidos para Windows 98, como a FAT 32. Tanto é assim que, ao contrário de todas as outras atualizações, o OSR2 foi a única que não foi posta à disposição do público em geral e somente foi distribuída para os integradores ou fabricantes de micros, os "Original Equipment Manufacturers", ou OEM, que vendem máquinas com o sistema pré-instalado. Portanto, a única maneira legal de adquirir um OSR2 é comprar um micro que venha com ele (o próprio nome indica que assim é: OSR2 significa "OEM Service Release 2"). Um expediente inteligente já adotado com sucesso pela MS ao integrar ao Windows for Workgroups 3.11 o "acesso a arquivos em 32 bits", na verdade um poderoso sistema de acesso a arquivos em modo protegido desenvolvido para Windows 95. Quando Windows 95 foi lançado, seu sistema de arquivos já estava em uso há mais de um ano nas máquinas de milhões de usuários de Windows for Workgroups 3.11, tempo suficiente para detectar e resolver problemas e eventuais incompatibilidades com todo tipo de hardware.

Então diga-me lá: você usa Windows 95? Ótimo, eu também. Agora, complete: que versão? Não sabe? Ela pode perfeitamente ser qualquer uma das diferentes versões disponíveis. Além de incorporar ou não algumas das dezenas de possíveis alterações em arquivos de sistema. E meu Windows 95 pode ser completamente diferente do seu.

Para dirimir esta questão transcendental, a partir da semana que vem veremos como saber que versão de Windows 95 está instalada em sua máquina, que arquivos de sistema foram modificados através da instalação de "fixes" individuais, onde encontrar as atualizações (inclusive algumas que integram o OSR2 mas que podem legalmente serem implementadas sobre as versões anteriores), como instalá-las e quais as que de fato valem a pena serem instaladas enquanto esperamos por Windows 98. Portanto, aguarde. Que a partir de hoje esta coluna voltou a discutir coisa séria.

Mas só por algum tempo, que ninguém é de ferro...

B. Piropo