Escritos
B. Piropo
Anteriores:
< Trilha Zero >
Volte de onde veio
15/09/1997

< Service Pack 1 >


Vamos presumir que seu Windows 95 jamais sofreu atualização alguma. Neste caso, a primeira coisa a fazer é instalar o "Service Pack 1" liberado pela Microsoft em dezembro de 1995. Que, na verdade, não passa de um conjunto de "fixes" destinados a corrigir certos bugs. Isto, no entanto, não deve ser motivo de susto: segundo a MS, estes bugs somente se materializam diante de uma combinação de condições tão pouco freqüentes que pode-se usar o sistema por anos a fio sem que sequer um deles se manifeste. Sendo verdade ou não, se você ainda não instalou o Service Pack 1 sugiro que o faça (depois de um BACKUP COMPLETO, é claro; assim, se a bruxa da informática gerar aquela raríssima porém não impossível combinação de circunstâncias que fazem com que seu sistema nunca mais funcione depois da instalação, você pode voltar atrás sem seqüelas e sem alegar que não avisei).

E quais são os bugs que o Service Pack 1 corrige? Bem, um deles faz com que arquivos que contêm objetos "embutidos" via OLE guardem informações que foram removidas do arquivo original. Outro trunca arquivos copiados sobre si mesmos. Outro ainda faz com que aplicativos desenvolvidos para Windows 95 não imprimam corretamente em algumas impressoras antigas. Dos demais, um gera uma inesperada influência do agente do sistema na precisão de cálculos de ponto flutuante e outros afetam o compartilhamento de impressoras em rede, a atualização da lista de senhas e a comunicação com certos servidores Unix. A alteração mais importante é agregar suporte para portas paralelas bidirecionais, essencial para quem usa os populares drives de discos de alta capacidade, como os Zip e Jaz, conectados a uma porta paralela (se tudo isto lhe pareceu complicado ou incompreensível, deixe pra lá: simplesmente instale o Service Pack 1 e siga em frente).

Se seu Windows 95 é em inglês você encontrará o Service Pack 1 em [http://www.microsoft.com/windows95/info/service-packs.htm]. Vá até lá e clique no link "Service Pack 1" para iniciar a transferência do arquivo "Setup.Exe" de pouco mais que 1,2Mb, um executável auto-instalável que contém todo o Service Pack 1. Depois, basta executá-lo para instalar a atualização.

Mas se sua versão de Windows 95 é em português, atualizá-la com a versão em inglês fará com que ela passe a se comportar de modo muito estranho. Ao invés disto, examine o restante da página e procure pelo link "International versions of the Service Pack 1 Update are available". Um clique sobre ele o levará a uma nova página com links para as versões traduzidas ("localizadas", no jargão da MS) da atualização. Clique em "Portuguese (Brazilian)" e passe para a página [http://www.microsoft.com/windows/software/localize/brz.htm] (é claro que você pode entrar com esta última URL diretamente em seu paginador e ir direto para lá). Trata-se de uma página toda em inglês, embora de exclusivo interesse para nosotros aqui do patropi, portanto não entendo porque ainda não foi "localizada". Nela, além do Service Pack 1, há outras atualizações para a versão em português sobre as quais falaremos adiante. Como hoje o que nós interessa é apenas o Service Pack 1, vá até o pé da página e clique no link "Individual Users", que o levará para [http://www.microsoft.com/windows/software/localize/brz-eu.htm]. No topo da página você encontrará o link "Click here for detailed information", com informações em inglês sobre os bugs corrigidos pelo Service Pack 1. Do lado direito, instruções para transferência e instalação do arquivo. Se quiser, examine tudo isto. Mas o que realmente interessa está um pouco mais abaixo, no link "Windows 95 Service Pack 1 Update" (cuja URL é [http://www.microsoft.com/windows/download/brz/instalar.exe] e que se for inserida diretamente em seu paginador inicia a transferência imediatamente e você pode poupar todo este blá-blá-blá aí de cima).

Para transferir e instalar a atualização, crie um diretório em seu HD (o meu chama-se SvcPack1 porquê quando possível ainda prefiro nomes de oito caracteres, mas você pode escolher o nome que quiser para o seu), clique sobre o link, escolha o diretório recém criado como alvo e inicie a transferência (se por acaso o "Agente do Sistema" estiver ativo, a MS recomenda clicar com o botão direito sobre seu ícone na extremidade direita da barra de ferramentas e acionar a opção "Suspender o agente do sistema"). Feita a transferência, procure no novo diretório pelo arquivo Instalar.Exe e execute-o. Pronto: o Service Pack 1 para a versão em português do Brasil está instalado em sua máquina.

Isto é tudo. Mas cabem ainda duas recomendações. Primeira: mesmo depois de instalada a atualização, não se desfaça do arquivo Instalar.Exe, de pouco mais de 1,2Mb. Se não o quiser manter em seu disco rígido, copie-o para um disquete e guarde-o: talvez um dia você precise dele novamente (adiante veremos em que circunstâncias). E a segunda: desculpe insistir, mas antes de iniciar todo este processo, não esqueça do backup...

PS: Hoje, às 19 horas, Carlos Mink lança seu novo livro sobre montagem e configuração de PCs na Bookmakers, Rua Marquês de S. Vicente 7.

B. Piropo