Escritos
B. Piropo
Anteriores:
< Trilha Zero >
Volte de onde veio
22/09/1997

< Atualizações Adicionais em Português >


Semana passada dissemos que na página destinada às atualizações da versão do Windows 95 em português, em [http://www.microsoft.com/windows/software/localize/brz.htm], além do Service Pack 1 podiam ser encontrados outros arquivos de nosso interesse. Hoje veremos quais são e para que servem.

O primeiro é o Internet Explorer. Trata-se de um programa independente, não de uma atualização de Windows 95, portanto não sei porque está nesta página. Ou melhor, sei sim: é parte da estratégia da MS de difundir seu paginador tanto quanto possível. Um clique sobre o link leva-o à uma página de onde não somente você pode transferir o IE 4.0 para seu micro como também encontra uma pilha de arquivos explicando porque você jamais será uma pessoa feliz se não o fizer. Não me convenceram: eu continuo usando a versão 3, mas leve, versátil e estável. Se você estiver disposto, vá em frente. Depois de algum tempo, clicando nos links certos, acabará transferindo o arquivo para sua máquina. Como nosso assunto são as atualizações de Windows 95 e não o IE, deixê-mo-lo de lado e sigamos adiante.

O segundo link é o Unimodem V, um arquivo de 333 kb liberado em 15 de março de 96. Como os demais, é um arquivo comprimido auto executável, mas ao contrário do que consta na própria página, não é auto instalável: para instalá-lo, há que executar o arquivo Unimbrz.Exe para descompactar seus componentes, abrir o arquivo Unimodem.Txt e seguir as instruções. O Unimodem V atualiza o sistema de drivers para modems de Windows 95 fornecendo suporte para os modems fax/voz, além de corrigir alguns bugs da versão original. Se você usa modem, sugiro que seja instalado mesmo que seu modem não tenha suporte para fax ou voz. Mas se seu micro não tem modem, esta atualização é dispensável.

Depois, vem o Kernel32 Update, um arquivo de 325 kb liberado em 6 de junho de 96, este sim auto instalável: ao ser executado, não apenas descompacta os seus componentes como substitui os arquivos a serem atualizados, modifica o registro e faz as demais alterações necessárias. "Kernel" é o nome que se dá ao cerne, ou "miolo" do sistema operacional, que inclui as funções mais básicas e essenciais para o gerenciamento da máquina, inclusive manejo de memória. Segundo a MS a atualização destina-se a corrigir um "vazamento" de memória ("memory leak"), o nome que os programadores dão a um bug que ocorre quando um programa que alocou uma certa porção de memória se abstém de devolver esta memória para o sistema quando termina sua execução. Trata-se portanto de uma atualização importante que eu recomendo enfaticamente incorporar ao seu sistema. Mesmo porque é indolor: basta acessar a página, transferir para seu micro o arquivo Krnlbrz.Exe e executá-lo.

A última (até agora) atualização disponível na página dedicada à versão brasileira é o ISDN 1.1 Accelerator Pack, ou pacote acelerador para ISDN versão 1.1. ISDN é o acrônimo de Integrated Services Digital Network (rede digital de serviços integrados), um padrão internacional de transmissão de dados, voz e vídeo através da rede telefônica que atinge taxas de transmissão de 64 kbps mas exige equipamento especial tanto na companhia telefônica quanto no micro (os dispositivos chamados indevidamente de "modems ISDN", já que como recebem e transmitem o sinal já digitalizado, não o modulam nem demodulam). Os que, como nós, vivem neste burgo sob o tacão da Telerj não têm, e pelo andor da carruagem tão cedo não terão, acesso a tal maravilha (embora eu tenha ouvido dizer que em cidades que dispõem de serviços telefônicos decentes, como Juiz de Fora, a infra-estrutura ISDN já está sendo implantada). Portanto o primeiro impulso é passar batido e simplesmente deixar de lado esta atualização achando que ela não é para o nosso bico, embora a mereçamos. Mas se você, mesmo sendo um sofrido súdito da Telerj, utiliza o acesso à rede dial up para suas conexões Internet como quase todo o mundo, talvez seja melhor reconsiderar. Porque embora a função principal deste arquivo auto executável e auto instalável de apenas 532 kb seja dotar o Windows 95 de suporte ao padrão ISDN, na verdade ele faz muito mais que isto. Inclusive algumas modificações no "acesso à rede dial up", desenvolvidas para o OSR2, implementando suporte a scripts e melhorando bastante tanto a interface quanto o desempenho. E sendo a atualização indolor, não custa fazê-la. Portanto sugiro baixar e instalar o arquivo Brmisdn.Exe.

Pronto: se você não é um administrador de sistemas, isto é tudo o que pode lhe lhe interessar naquela página (porém ainda há muita coisa espalhada pela Internet que logo discutiremos). Caso decida implementar as atualizações vistas até agora, sugiro que baixe todos os arquivos e os instale obedecendo à ordem cronológica em que foram liberados: primeiro o Service Pack 1, em seguida Unimodem, Kernel 32 e ISDN Accelerator Pack. E jamais se desfaça deles mesmo depois de feita a atualização, pois é provável que um dia você venha a utilizá-los novamente (não se aflija, que logo veremos porque).

B. Piropo