Escritos
B. Piropo
Anteriores:
< Trilha Zero >
Volte de onde veio
29/09/1997

< Atualizações Adicionais >


Por que razão eu tenho recomendado nunca se desfazer dos arquivos de atualização mesmo sabendo que eles foram concebidos para serem usados uma única vez na instalação? Bem, é que volta e meia aprontamos tal cangancha no micro que não resta outro recurso exceto o mais heróico: reinstalar Windows 95. E em o fazendo, evidentemente, as alterações impostas pelas atualizações serão desfeitas. Portanto, se você efetuar algumas daquelas atualizações (inclusive o Service Pack 1) e mais tarde tiver que reinstalar Windows, será necessário refazê-las e vai precisar dos arquivos.

Nesta altura dos acontecimentos você deve estar dando de ombros, pensando que um negócio destes jamais acontecerá. Imagine: reinstalar Windows! Desatinou, o Piropo... Ter aquela trabalheira medonha? Nem pensar. Melhor aturar um sistema capenga que se meter de novo naquela odisséia.

Acontece que quem pensa assim o faz por desconhecer um detalhe essencial. Pois ocorre que Windows 95 tem um recurso extraordinariamente útil, embora pouco conhecido: pode ser reinstalado até mesmo de dentro de si mesmo, mantendo toda a configuração vigente sem perder um único ícone do desktop. Para isto, basta acionar a opção "Executar" do menu "Iniciar" e rodar o programa "Instalar.Exe" do CD-ROM ou do disquete de instalação de Windows 95. O programa reconhece que Windows 95 já está instalado e se limita a atualizar os arquivos de sistema, substituindo os que eventualmente tenham se corrompido mas deixando intocadas as configurações tanto do sistema quando dos programas existentes. Se foi tal a cangancha que nem se chega ao desktop, não se passando do modo de segurança, não há problema: reinstale de lá. E se nem lá dá para chegar, tudo bem: do prompt também funciona. Funciona até mesmo após um boot com a versão anterior do DOS. Basta executar o programa Instalar.Exe. Se não foi preciso particionar ou reformatar o disco rígido e os arquivos de configuração e do Registro estão intactos, a reinstalação é rápida e a configuração é recuperada. Portanto, a reinstalação de Windows 95 é muito mais simples do que parece. Eu mesmo de vez em quando apelo para ela e depois refaço todas as atualizações. Evidentemente, sempre depois de um backup, de modo que se você tentar fazê-lo sem backup e sua máquina decidir ser a exceção que confirma a regra, desgraçando inteiramente seu sistema e sua configuração, assuma seu açodamento e deixe em paz D. Eulina, senhora de ilibada reputação que nenhum mal fez ao mundo além de me pôr nele. Porém, um lembrete: como a reinstalação se apoia principalmente nos dados do Registro para refazer as configurações, não se presta para resolver problemas no próprio Registro (que, no entanto, podem ser sanados restaurando a cópia de segurança do Registro, o que aprendemos a fazer aqui mesmo na Trilha Zero).

Agora, voltemos às atualizações de Windows 95 dando um passeio na página [http://www.microsoft.com/windows95/info/system-updates.htm]. Da última vez que andei por lá, havia uma dúzia exata de arquivos de atualizações. Alguns de utilidade bastante restrita, como a "32bit DLC" que atualiza o protocolo da pilha do DLC (Data Link Control) evitando o travamento de máquinas em rede, a atualização dos drivers de algumas impressoras Apple, os novos drivers para certos discos EIDE de grande capacidade com múltiplas partições e o IrDA 2.0 ou a nova versão de driver de comunicação por raios infravermelhos. Outros que somente interessam aos usuários de certos aplicativos da MS integrados ao Windows 95, como o Backup update que atualiza o programa de backup, o Exchange Update e o Internet Mail Server para os usuários do Exchange e o Fax Cover Page Fix para os usuários do programa de Fax que vem com Windows 95. Sem falar na atualização do Kernel32, porém esta não deve ser feita daqui, mas sim da página dedicada às atualizações da versão em português que discutimos semana passada. Pode ser que alguma delas atenda às suas necessidades particulares, portanto examine-as e verifique se é ou não o caso de instalá-las. Mas dentre elas há duas que interessam a quase todo usuário Windows 95 e que eu recomendo particularmente.

A primeira é a "OLE 32 Update", que elimina certos problemas que podem ocorrer nos aplicativos que trocam dados através do OLE (Object Linking and Embedding). Para efetuar a atualização, basta transferir e executar o arquivo Oleupd.Exe de 404 kb disponibilizado em 24 de abril de 96. A segunda é a atualização da lista de senhas de Windows 95 (Windows 95 password list update), que somente deve ser feita caso você tenha instalado o Service Pack 1, já que a versão original de Windows não apresentava o bug que esta atualização corrige (que, entre outras coisas, permitia que as senhas encriptadas no arquivo de senhas de Windows 95 fossem "chupadas" para outra máquina via Internet e decifradas). Se você instalou o Service Pack 1 e usa a Internet, baixe o arquivo Mspwlupd2.Exe de 284 kb, disponibilizado em 17 de maio de 1996 e o execute para garantir a segurança de seu sistema.

B. Piropo