Escritos
B. Piropo
Anteriores:
< Trilha Zero >
Volte de onde veio
08/12/1997

< IE4 de Novo >


Eu definitivamente não queria voltar ao tema, mas as circunstâncias me obrigam. Há que informar que, apesar de apenas três funções do IE4 Power Toys funcionarem em minha máquina, alguns leitores avisam que na deles, onde também instalaram o IE4 Power Toys em inglês sobre a dupla IE4/Windows95 em português, todas as sete funcionam nos conformes. Não obstante, sempre que abro uma pasta aparece uma janela relatando erro no script e travando tudo até que eu informe se desejo continuar executando-o. Como eu não pedi para executar script algum, digo que não e sigo em frente com alegres pensamentos sobre questões relativas à estabilidade de programas.

Também esta semana recebi uma mensagem do Antonio Kleber de Araujo que me levou a dar uma olhada nas colunas do Fred Langa na versão online do Windows Magazine. Dei e acho que valem alguns comentários.

Na primeira, intitulada "IE4 Blues", o autor relata que, após detectar algumas incompatibilidades do IE4 com certas placas de vídeo e applets Java, resolveu investigar melhor o assunto. O resultado foi um rol de 28 aplicativos ou tipos de programas com os quais o IE4 não se entende ou se entende mal. Alguns itens são abrangentes, como "programas que investigam a versão do paginador que está rodando". Outros, relatam problemas tão sérios como a impossibilidade de reinicializar a máquina após a instalação do IE4 (caso do Stacker, quando não se aumenta o tamanho do host drive antes da instalação). Na lista, curiosamente, constam programas da própria MS, como controles ActiveX do VB5, MS Money, MS Visual J++ debugger, MS Fax, MS Access e, o mais extraordinário, o próprio Windows 95, "quando encontra um certo tipo de nome longo para arquivos". Para quem quiser conferir, a coluna com a lista e os comentários de Mr. Langa está em [http://www.winmag.com/bbs/columns/archives/111697/monday/body.htm?frames=no]. E quem não gostar da lista (que, incidentalmente, inclui o CleanSweep), favor enviar as queixas e reclamações diretamente para Mr. Langa, cujo e-mail está no pé da sua (dele) página.

Depois de dar à luz a lista, Fred Langa entrou em contato com representantes da MS. Inclusive Bob Visse, o gerente de produto do IE, que em conversa informal admitiu a existência de problemas que "claramente deveriam ter sido eliminados antes do lançamento do IE4". Textualmente: "Nos definitivamente compreendemos que há alguns problemas. Tudo o que podemos fazer é nos desculpar e consertá-los". Os comentários de Langa e uma carta da MS sobre os problemas do IE4 estão em [http://www.winmag.com/bbs/columns/archives/112397/monday/body.htm].

Pois bem: terça-feira passada a MS, quase subrepticiamente, "escorregou" para o mercado uma nova versão do Internet Explorer, o IE4.01. Detalhes em [http://www.microsoft.com/corpinfo/press/1997/Dec97/IE401Pr.htm], onde você descobrirá que, oficialmente, o que levou a MS a lançar a repentina atualização foi sua ânsia em aumentar a "acessibilidade" do produto para pessoas portadoras de deficiências. Uma nobre razão, sem dúvida. Porém Fred Langa discorda. Segundo ele, a atualização visa principalmente corrigir bugs, um fato que a MS hesita em admitir publicamente. Diz Langa: "a atualização aparentemente corrige bugs importantes e contém rotinas de instalação aprimoradas". Tanto, que ele conseguiu instalá-la em máquinas onde não foi possível rodar a versão original. O artigo de Langa sobre a atualização pode ser encontrado em [http://www.winmag.com/flanga/ie401.htm].

Em resumo: apesar do IE4 ser um produto estável como afirmam veementemente iracundos leitores agastados com minha ignóbil campanha difamatória contra a indefesa MS, acaba de ser liberada uma modesta atualização (segundo informações do sítio da MS, são 13 Mb para atualizar o paginador, 16 Mb para atualizar também o Outlook Express e algumas outras bobagens e 25Mb para a atualização completa) que, não obstante o tamanho, visa tão somente agregar algumas funções para melhorar a acessibilidade mas que, incidentalmente, aumenta a estabilidade do programa. Ela pode ser encontrada em [http://www.microsoft.com/ie/ie40/download/ie4.htm]. Por enquanto (dia 03/12, data em que esta coluna foi escrita), apenas em inglês, chinês e coreano. Nós, brasileiros, teremos que esperar mais um pouco.

Mas não tem nada não: afinal, o IE4.0 é um produto estável...

PS: de hoje até a próxima quarta-feira a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos Estaduais do Rio de Janeiro promove a III Semana do Engenheiro e Arquiteto, centrada no tema "O Futuro Hoje", discutido em uma série de palestras. Dentre as quais uma deste vosso criado, na próxima quarta-feira, às 10:30 hs, sobre o tema "Garimpando Informações na Internet". A SEAERJ fica na Rua do Russel nr.1, quase em frente à Estação Glória do Metrô e as palestras são abertas ao público. Compareça. Maiores informações sobre a Semana do Engenheiro e Arquiteto com Cláudia, no telefone 205-6797 ou 556-6885.

B. Piropo