Escritos
B. Piropo
Anteriores:
< Trilha Zero >
Volte de onde veio
02/11/1998

< Estatísticas >


Os freqüentadores eventuais de minha página em [http://www.bpiropo.com.br] provavelmente nem notaram. Já os habituais talvez tenham percebido um novo elemento junto à margem esquerda, um pequeno ícone cinza representando um gráfico de barras logo abaixo do aviso informando que a página está hospedada no Unikey. E dentre esses poucos, os realmente curiosos podem até ter descoberto que, embora nada indique que seja assim, à exemplo da foto que enfeia o centro da página aquele pequeno ícone é na verdade um link. Se você foi um dos poucos que se aventurou a clicar sobre ele, provavelmente teve uma surpresa agradável. Porque o link leva a uma página interessantíssima que revela um extraordinário conjunto de estatísticas sobre meu sítio pessoal.

Vejamos: desde 23 de setembro último minha página foi visitada por quase três mil aventureiros (para ser exato, 2952 até o momento em que estas linhas estão sendo mal traçadas). Mas quando você for verificar certamente terá passado disso, pois são dez horas da manhã e, baseado no número de acessos ocorridos até agora e na média de acessos neste dia da semana, a página me informa que ainda hoje deverão ocorrer mais 108 acessos. E diz mais: que, no período observado, o recorde de acessos diários foi 209 e ocorreu no dia 19 de outubro.

Mas não é só. Sei ainda que as dez visitas mais recentes ocorreram nesta última hora. Delas, dois visitantes vieram do CentroIn, um do Mandic, um do Unikey, um do Zaz, um da Petrobrás, um do Fst, um do Ism e dois de provedores não identificados. Sei o endereço IP usado por cada um deles durante o acesso, sei que oito acessaram usando o Explorer e dois o Netscape e sei também que sete usaram Windows 95, dois Windows 98 e somente um usou o NT.

Aliás, sobre estes últimos tópicos estou ainda melhor informado: desde o primeiro dia de observações, 1875 acessos (64% do total) foram feitos com o Explorer, 1049 (35%) com o Netscape e apenas 28 (menos de 1%) com outros navegadores – o que parece significar não somente que a MS está ganhando a guerra com a Nestscape como também que a participação no mercado de navegadores alternativos, como o Opera, é marginal. No que toca a sistemas operacionais, o domínio da MS se torna ainda mais absoluto: 64% de acessos feitos com Windows 95, menos da metade disso - apenas 31% - com Windows 98, meros 3% com Windows NT e irrisórios 1% com Windows 3. Pois bem: não obstante isso, o número de acessos com Windows 3 ainda foi maior que a soma dos acessos feitos com todos os demais sistemas operacionais não desenvolvidos pela MS. Destes, o OS/2 teve apenas um – e ainda tem gente que reclama que não escrevo mais sobre o OS/2.

Dentre os dias da semana o campeão, com quase 20% dos acessos semanais, é a segunda-feira, dia em que costumo atualizar a página. O menos votado é a sexta, com pouco mais de 10% - o que não há de surpreender ninguém já que, convenhamos, há coisas melhores a fazer numa sexta-feira à noite. Ao longo do dia, há dois piques: um entre as sete e as dez da manhã e outro, bem maior, das quatro da tarde à uma da manhã. Todos estes dados podem ser apreciados através de gráficos bem feitos e ilustrativos distribuídos pela página.

Além de tudo isto, são ainda listados os acessos por mês e dia do mês e mostrada sua origem geográfica. A maioria é do Brasil, naturalmente. Mas através da Internet acabei me tornando internacional: recebi 14 visitas de nossos irmãos de Portugal, três do Reino Unido e três surpreendentes visitantes do Japão – além de gente da Bélgica, França, Alemanha e alguns países de língua hispânica.

Neste ponto você haverá de estar curioso sobre a fonte de tanta informação. Como teria o Piropo conseguido tal façanha? Quanto haveria de custar um serviço de tão boa qualidade? Pois prepare-se para uma surpresa, mais uma dessas maravilhas que só a lógica peculiar da Internet pode gerar: o serviço, que exige um acompanhamento permanente do sítio monitorado, é prestado pela Showstat Statistics, em [http://www.showstat.com] absolutamente de graça para sítios com menos de dez mil acessos diários. Ou seja: é gratuito para quase todo mundo, pois dez mil acessos diários é coisa de profissional. A única exigência é colocar o ícone deles (aquele discreto gráfico) na página monitorada – algo, aliás, indispensável para permitir a consulta. Na verdade, eles têm uma modalidade paga, que custa US$ 45, com acesso exclusivo às estatísticas, e estão desenvolvendo outra com estatísticas mais detalhadas para sítios comerciais. Mas os caras vivem mesmo é da publicidade veiculada nas páginas de estatísticas – uma publicidade nada agressiva, como você mesmo poderá verificar se consultar as estatísticas de minha página. Quem me deu a dica sobre o sítio foi a pessoa mais bem informada que conheço sobre Internet e afins, a Cristina de Luca, editora do Globo On. Quem quer que mantenha uma página na rede pode se inscrever a custo zero. Se você é um desses, garanto que vale a pena dar uma espiada.

PS: Semana passada o representante brasileiro "Valetes em Slow Motion", de Kiko Goifman e Jurandir Muller, faturou o primeiro lugar do Prix Mobius internacional, em Paris. Quem disse que o Brasil não seria campeão na França?

B. Piropo