Escritos
B. Piropo
Anteriores:
< Trilha Zero >
Volte de onde veio
18/01/1999

< Tesouros Escondidos III: >
< Menu Ferramentas do MSInfo32 >


A barra de menus do MSInfo32 é uma barra bastante convencional, semelhante a de qualquer programa Windows. Suas entradas não são menos convencionais e portanto não merecerão maiores atenções. A exceção corre por conta do menu Ferramentas.

Ele foi objeto de uma longa e lenta evolução nas diferentes versões do MSInfo32. Versões antigas não apresentam o menu Ferramentas ou algumas de suas entradas. Nesta série discutiremos a versão 4.10, a mais recente, fornecida juntamente com Windows 98. Seu menu Ferramentas contém dez entradas. Em princípio, todas deverão estar habilitadas, já que na verdade são programas independentes que nada têm a ver uns com os outros e que, por isso mesmo, serão abordados individualmente.

O conjunto de programas é bastante heterogêneo. Alguns são de imensa utilidade, como o verificador de registro. Outros são aplicáveis apenas a situações particulares, como a "Desinstalação do assistente para atualização". Há ferramentas simples, ao alcance de qualquer um (mas nem por isso menos úteis), como o conhecido ScanDisk. E outras que exigem um conhecimento razoável das entranhas de Windows, como o utilitário de configuração do sistema. Como nossa proposta não contempla ir além de uma abordagem genérica, discutiremos todas mas não nos aprofundaremos em nenhuma. Quem precisar de mais detalhes poderá obtê-los no menu "Ajuda" do próprio MSInfo32.

A primeira entrada é "Ferramenta de relatório de Windows". Serve para um único fim: criar um relatório sobre problemas na utilização de Windows para ser enviado à equipe de suporte da Microsoft. Ao ser acionada, abre uma janela onde pode-se entrar com a descrição do problema, o tipo de solução esperada e os passos necessários para reproduzi-lo. Siga as instruções e clique no botão "Avançar" para passar de etapa em etapa. O produto é um arquivo de extensão .Cab com a descrição do problema e uma radiografia detalhada da máquina que pode ser enviado à MS. Trata-se de um programa independente cujo arquivo executável chama-se Winrep.Exe e pode ser invocado da entrada Executar do menu Iniciar.

A segunda entrada do menu Ferramentas é a "Desinstalação do Assistente para atualização". Foi concebida para ser utilizada em uma situação muito peculiar. Windows 98 incorpora uma nova entrada no menu Iniciar, denominada "Windows Update", que permite atualizar via Internet a versão instalada no micro. Isto se faz através de uma conexão com o sítio da MS durante a qual é feita uma análise dos arquivos de sistema existentes na máquina. Os números de versão são comparados com um banco de dados que contém os dados da versão mais atual e, se for o caso, arquivos mais recentes são transferidos e instalados. Mas nesses assuntos de atualização de versão, por vezes a emenda sai pior do que o soneto: faz-se a alteração e ao invés de resolver os problemas que havia, por vezes aparecem alguns que não havia. A "Desinstalação do Assistente para atualização" serve exatamente para fazer face a situações como essas. Se você fez uma atualização de versão (de driver, arquivo ou ferramenta de sistema) através do Windows Update e deseja desfazê-la, acione esta entrada do menu Ferramentas para provocar uma investigação de seu sistema e a exibição da lista das atualizações encontradas. Basta selecionar a que você deseja desfazer e ordenar a restauração da situação anterior que a cópia do arquivo original, preservada justamente tendo em vista essa hipótese, será restaurada e as eventuais alterações de configuração serão desfeitas. O arquivo executável correspondente a essa entrada chama-se Upwinun.Exe.

A próxima entrada é o "Verificador dos arquivos de sistema". Trata-se, como todas as demais, de um programa independente, o System File Checker, cujo arquivo executável, Sfc.Exe, também pode ser invocado a partir da entrada "Executar" do menu "Iniciar". Ele tem duas funções, ambas importantíssimas. A primeira se resume a verificar a integridade dos arquivos de sistema. Como o botão correspondente, "Procurar arquivos alterados", está marcado por padrão, para acioná-la basta carregar o programa e clicar no botão "Iniciar" que aparece no pé da janela, o que provoca uma inspeção de todos os arquivos de sistema existentes na máquina e a comparação de suas características com as armazenadas no arquivo Default.Sfc que contém os dados correspondentes aos arquivos originais. Se alguma discrepância for encontrada, o programa se oferece para restaurar o arquivo original. A ferramenta apresenta uma enorme flexibilidade: permite alterar critérios de pesquisa e até mesmo criar um novo arquivo de características padrão. Ela é "uma mão na roda" para resolver problemas causados por arquivos de sistema corrompidos. Ou, na pior das hipóteses, para eliminar esta hipótese como possível causa de um problema.

A outra função do SFC é tão importante quanto a esta e será examinada semana que vem.

B. Piropo