Escritos
B. Piropo
Anteriores:
< Trilha Zero >
Volte de onde veio
15/03/1999

< Tesouros Escondidos IX: >
< O Windows 98 Resource Kit >


Estamos quase chegando ao final da série. A nos separar do item mais saboroso, o Windows Resource Kit, resta apenas a pasta TOOLS\SYSREC, que liquidaremos em um minuto.

Embora esta pasta possa vir a salvar sua sanidade, a probabilidade que você venha a usá-la é mínima. Parece paradoxal mas é verdade. Pois ocorre que ela somente pode ser útil a quem dispõe de um backup completo feito com o MS Backup do Windows 98 e eu não conheço mais de dez pessoas que fazem backup regularmente e, destas, nenhuma que use o MS Backup (não por ser ruim, mas pelo pequeno número de unidades de fita que reconhece; a minha excelente Ditto da Iomega, por exemplo, é solenemente ignorada). Portanto, o universo de possíveis beneficiários há de ser restrito. Se você é um deles, sugiro que leia o arquivo Recover.Txt da pasta TOOLS\SYSREC, que descreve passo a passo o procedimento a ser seguido diante do pior dos desastres: uma perda total do conteúdo de seu disco rígido de sistema. Algo surpreendentemente indolor para quem tem um backup completo feito com o MS Backup em fita ou disco e dispõe do CD-ROM de Windows 98 e de um disquete de boot de Windows 98. Nada mais é necessário. Você não precisa nem mesmo de seu velho HD: pode instalar um novo, que a coisa vai. Basta dar o boot com o disquete, executar diretamente da pasta TOOLS\SYSREC do CD-ROM o arquivo de comandos Pcrestor.Bat e seguir as instruções. O procedimento é inteiramente automatizado. Começa com a instalação de uma cópia novinha em folha de Windows 98 no HD e termina invocando o MS Backup para restaurar todo o conteúdo do disco velho no novo HD (ou no mesmo, se ele ainda estiver em condições). Quem não faz backup não tem idéia do bem que pode fazer um negócio desses...

Pronto: chegamos, afinal, ao melhor da série. Um formidável conjunto de utilitários inexplicavelmente escondido nas entranhas do CD-ROM de Windows 98 que não há quem me faça entender porque a MS se esmera tanto em mantê-lo na clandestinidade: o "Windows 98 Resource Kit Sampler". Como ele não é instalado com o sistema, quem quiser desfrutar de seus utilíssimos aplicativos terá que instalá-lo em separado. O que pode ser feito de forma extremamente simples: coloque o CD-ROM de Windows 98 no drive, navegue até a pasta TOOKS\RESKIT e execute o programa Setup.Exe que lá se abriga. Ao final, na opção "Programas" de seu menu Iniciar, aparece a entrada "Windows 98 Resource Kit". Que, por sua vez, contém quatro novas entradas: "Release Notes", "Resource Kit Tools Help", "Resource Kit Online Book" e "Tools Management Console" (ah, sim: mesmo na versão de Windows em português, o Resource Kit é todo em inglês; para quem não lê inglês, uma lástima, já que o Online Book é um dos melhores repositórios de informações sobre Windows 98 que conheço e, além dele, boa parte do Resource Kit é constituída de arquivos de ajuda no formato Help com informações importantes sobre Windows em geral e sobre as ferramentas do próprio Resource Kit; mas o fato de ser em inglês não impede - embora dificulte um pouco - desfrutar das demais ferramentas do Kit, a maioria delas de uso simples e intuitivo).

Das novas entradas, três dão acesso a informações (sempre em inglês). "Release Notes" exibe o arquivo Readme.Doc, com informações genéricas sobre o conteúdo e o procedimento de instalação do Resource Kit Sampler, "Resource Kit Tools Help" é o arquivo de ajuda do Kit com informações sobre o uso de cada uma de suas ferramentas e "Resource Kit Online Book", que já mencionei, é um notável repositório de informações de todo o tipo sobre Windows 98, uma formidável fonte de consulta. Mas a que mais nos interessará é a quarta, "Tools Management Console". Clique nela e será enviado para uma central de controle através da qual poderá acessar cada uma das ferramentas do Kit. Logo a examinaremos.

A pasta RESKIT contém diversas outras pastas, todas elas descritas no arquivo Readme.Doc acessado através da entrada "Release Notes". Mas não se preocupe com elas, já que o procedimento de instalação do Kit instala o conteúdo de todas no disco rígido. A exceção é TOOLS\RESKIT\NETADMIN. Ela contém aplicativos voltados para a administração de redes que não são instalados com o Kit por serem ferramentas de uso restrito, já que em sua maioria interessam apenas aos administradores de rede (ainda aqui há uma exceção: o System Policy Editor, o editor de diretivas de sistema, um aplicativo que pode ser útil para quem pretende restringir a ação de certos usuários em um mesmo computador). Porém seus arquivos de ajuda fazem parte da instalação do Kit, portanto se você desejar informações sobre eles pode consultar a ajuda e então decidir se vale ou não a pena instalá-los. São utilitários para executar tarefas como monitorar o desempenho de redes usando estatísticas de tráfego, consultar e alterar o Registro de computadores remotos, controlar remotamente impressoras ligadas à rede, controlar conexões remotas a computadores que usam o protocolo SMTP e coisas afins. Coisas que em geral não interessam a nós, meros usuários domésticos.

Daqui para a frente fecharemos a série discutindo os demais utilitários do Kit.

B. Piropo