Escritos
B. Piropo
Anteriores:
< Trilha Zero >
Volte de onde veio
07/06/1999

< Você Sabia? >


Há coisas que todo mundo sabe. Há coisas que só alguns sabem. E há coisas que, mesmo estando diante do nosso nariz, ninguém sabe. Estas acacianas verdades valem para todo ramo de conhecimento humano. Como esta coluna é sobre informática (tá bom, como esta coluna quase sempre é sobre informática), aqui vão algumas das coisas que estão escondidas em nossos micros e cujo conhecimento pode ser de alguma utilidade.

Você sabia que as janelas das opções "Abrir", "Salvar" e "Salvar como..." do menu "Arquivos" de qualquer programa Windows permitem gerenciar arquivos muito além do que seu nome indica? Experimente: abra um programa Windows, acione o menu "Arquivos" e selecione a opção "Abrir". Agora, mova o ponteiro do mouse para o nome de qualquer arquivo e clique com o botão direito. Repare no menu de contexto que então se abre. Veja quanta coisa você pode fazer com o arquivo, inclusive copiar, renomear e exclui (esta última, utilíssima, pode ser executada simplesmente selecionando o arquivo e teclando Del).

Você sabia que, se o layout de seu teclado está ajustado para "Estados Unidos – Internacional" (provavelmente está; experimente), você pode produzir o caractere correspondente ao expoente 3 premindo simultaneamente as teclas Ctrl, Alt e a tecla 3 das teclas numéricas do alto do teclado? Ou a fração 1/2 combinando "Ctrl+Alt+7"? Ou o sinal de divisão, com "Ctrl+Alt+Shift+="? E que não somente as localizadas na linha de teclas numéricas, mas a maioria das teclas do teclado alfanumérico combinada com "Ctrl+Alt" ou com "Ctrl+Alt+Shift" produz um caractere especial, seja um símbolo, seja uma letra acentuada? Experimente. Algumas combinações são particularmente úteis, como "Ctrl+Alt+M" para a letra grega "mu", símbolo da unidade de comprimento mícron, ou "Ctrl+Alt+Shift+S" para o símbolo de "parágrafo" ou "seção". Minha favorita é "Ctrl+Alt+Y" para "ü" ("Ctrl+Alt+Shift+Y" produz "Ü"). Experimente. Combine Ctrl+Alt e Ctrl+Alt+Shift com cada uma das teclas de seu teclado alfanumérico para ver no que dá. Garanto que algumas combinações serão incorporadas ao seu repertório. Note que esta é uma característica do ajuste do teclado, portanto as combinações valem para qualquer programa Windows, inclusive para as caixas de entrada de dados do sistema.

Você sabia que o recém lançado Internet Explorer 5 incorpora a função "Autocompletar", que preenche automaticamente os campos de entrada de dados em função dos primeiros caracteres digitados? Sabia que isto vale inclusive para formulários e campos de nomes de usuários e senhas? Sabia que essas funções estão habilitadas por padrão? Achou bom? Se achou, melhor pensar duas vezes. Sabe onde o IE5 guarda essas informações? Em um "cookie". Então agora vos pergunto: mesmo sabendo que os dados estão criptografados, quanto tempo você acha que os hackers e psicóticos assemelhados levarão para descobrir um jeito de importar os cookies com as senhas dos incautos que deixarem tais funções habilitadas? Sei não, mas por via das dúvidas, no meu IE5 eu já acessei a opção "Opções da Internet" do menu "Ferramentas", passei para a aba "Conteúdo", acionei o botão "Autocompletar" e rapidamente desmarquei ambas as caixas "Formulários" e "Nomes de usuários e senhas em formulários". Depois, cliquei nos botões "Limpar senhas" e "Limpar formulários" para eliminar qualquer coisa que eventualmente lá estivesse contida, confirmei clicando no botão OK e encerrei o procedimento com um suspiro de alívio.

Voltando às teclas de atalho: você sabia que a tecla Windows (aquela com o símbolo de Windows que se situa entre Ctrl e Alt no lado esquerdo da parte inferior de alguns teclados), alem de exibir o menu Iniciar quando premida, é capaz de um mundo de gracinhas? Basta combiná-la com certas teclas. Para não estragar sua surpresa, não vou descrever as ações mas apenas listar as teclas que devem ser premidas simultaneamente com ela: "D" (um comutador, alternando entre dois estados, portanto repita), "E", "F", "Ctrl+F", "Shift+M", "R", TAB, tecla de função F1 e, minha favorita: BREAK. Nenhuma destas combinações é destrutiva, portanto se seu teclado tem a tecla Windows, experimente-as sem susto.

PS: Recentemente fiz uma palestra na FaCET, a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade de Nova Iguaçu. Mesmo sabendo que Nova Iguaçu é um polo importante da Baixada, fiquei vivamente impressionado com o que encontrei por lá: um campus amplo, prédios modernos, auditório magnífico e muito bem equipado. Fui recebido principescamente pelo Prof. José Carlos da Silva, Diretor da FaCET, e pela Aurélia Cardoso, Presidente do Diretório Acadêmico. Um diretório, aliás, que leva a sério suas funções. Além de promover o Ciclo de Palestras (antes da minha, houve as do nosso C@T e do Gabriel Torres) o Diretório edita um jornal e se envolve em projetos do interesse dos alunos, inclusive distribuição de bolsas de estudo conseguidas graças ao apoio da Reitoria da UNIG, que está de parabéns por isso.

B. Piropo