Escritos
B. Piropo
Anteriores:
< Trilha Zero >
Volte de onde veio
05/07/1999

< Duas Dicas >


Há duas semanas, na seção Prezado Globo, respondi a um leitor que a caixa de entrada de endereços do Internet Explorer poderia ser "limpa" editando o Registro – o que é verdade. Mas choveu carta dizendo que o mesmo resultado pode ser obtido de forma mais simples, sem mexer no Registro, pelo menos de duas outras maneiras. A primeira consiste simplesmente em acionar entrada "Opções da Internet" do menu "Ferramentas" do IE e clicar sobre o botão "Limpar histórico" do grupo "Histórico" da aba "Geral". A segunda exige o uso do TweakUI, mas remove os dados toda vez que o usuário carrega Windows: basta marcar a caixa "Clear internet history at logon" da aba "Paranoia" do TweakUI (para saber mais sobre o TweakUI, um utilitário indispensável para quem usa Windows, leia a Trilha Zero de 10/05/99, que pode ser encontrada na seção Escritos de minha página pessoal em [http://www.bpiropo.com.br]). Ambas funcionam e de fato eu deveria tê-las mencionado na resposta. Não o fiz porque achei que o leitor queria limpar somente a caixa de endereços. E a única forma que conheço de conseguir isso é editando o Registro. Mas para quem não se incomoda de remover todo o histórico, fica a dica.

E por falar em dica, descobri recentemente na revista PC Computing uma tão útil que decidi compartilha-la com vocês (pedindo desculpas àqueles que já a conhecem da seção Dicas de minha página pessoal, onde já foi publicada).

Se você usa o Word do Office 97, sabe que mover o elevador da barra de rolagem vertical não faz "rolar" o texto no interior da janela. Explicando melhor: quando se está trabalhando em um documento longo e se deseja consultar um texto que não aparece na janela, leva-se o cursor do mouse até a barra de rolamento vertical situada à direita da janela, clica-se sobre o elevador (aquele cursor de tamanho variável que se desloca dentro da barra), mantém-se o botão do mouse apertado, arrasta-se o elevador para o ponto onde se presume que está o trecho desejado e solta-se o botão. Pois bem: enquanto se faz isto o texto permanece imóvel. O conteúdo da janela apenas se renova quando se solta o botão, largando o elevador na nova posição. Por isso o "presume" lá de cima: como não se vê o texto deslocar-se na janela, é impossível saber se já se está no ponto certo antes de liberar o botão. Um negócio muito inconveniente. Melhor seria se o texto "rolasse" na janela acompanhando o movimento do elevador. Assim, seria possível consultá-lo enquanto "rola" e localizar exatamente o ponto desejado. Tanto é melhor que a MS decidiu incorporar esta facilidade ao Word do Office 2000, que funciona exatamente assim. Não seria ótimo se fosse possível incorporá-la também ao Word do Office 97? Pois anime-se: é possível. Mas vai ser preciso editar o Registro.

Não vou repetir aqui o velho blá-blá-blá sobre os perigos de alterar o Registro. Mesmo porque com Windows 98 as coisas ficaram mais simples: caso algo dê errado, simplesmente rode o verificador do Registro no modo MS-DOS (digite "scanreg" na linha de comando e tecle ENTER) e mande restaurar uma das cópias de segurança do Registro que são automaticamente criadas a cada inicialização (mas se ainda usa Windows 95, tome as devidas precauções e não esqueça de criar uma cópia de segurança do Registro antes de alterá-lo). Portanto, citando o saudoso Dias Gomes, vamos pular os entrementes e ir direto ao finalmente.

Antes de começar, verifique se o Word 97 está fechado. Em seguida, carregue o editor de Registro (acione a opção "Executar" do menu "Iniciar", digite "regedit" e tecle ENTER) e, clicando sobre os sinais de adição que aparecem adiante das entradas do painel da esquerda, navegue até a chave: "HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Office\8.0\Word\Options". Selecione-a clicando sobre seu nome, ainda no painel da esquerda. Isto feito, acione a opção "Valor da Seqüência" da entrada "Novo" do menu "Editar" do Editor de Registro. Isto fará surgir uma nova entrada no painel da direita, provisoriamente denominada "Novo valor #1", com o nome já selecionado para edição. Digite, então, "LiveScrolling" (assim mesmo, sem espaço, respeitando as maiúsculas e sem incluir as aspas) e tecle ENTER. Com isto você criou uma nova entrada "vazia". Para atribuir-lhe um valor, execute um clique duplo sobre seu nome (que você acabou de editar no painel da direita). Isto fará abrir-se a janela "Editar Seqüência", já com a caixa de entrada de dados "Dados do valor" aberta para edição. Digite "1" (o algarismo "um", não a letra "L" minúscula; entre apenas com o algarismo, sem as aspas) e feche a janela clicando no botão OK. Isto é o bastante. Feche o Editor de Registro e da próxima vez que o Word 97 for carregado, o conteúdo da janela acompanhará o movimento do elevador vertical exatamente como no Word do Office 2000.

Se sua máquina é rápida, o resultado é fantástico. Em máquinas lentas talvez não valha a pena. Experimente. Se achar que o modo antigo era melhor, elimine a nova entrada do Registro clicando sobre seu nome com o botão direito e acionando a opção "Excluir".

PS1: Semana que vem discutiremos o bug do ano dois mil. Eu confesso que não tinha idéia de como o assunto é fascinante até recentemente, quando consegui afinal investigar mais a fundo certos detalhes aos quais ainda não tinha tido acesso. Espero continuar investigando.

PS2: Fernando Val informa que colocou à disposição seu programa Birth, um utilitário que anota aniversários e avisa quando estão se aproximando. A idéia é interessante e o programa é gratuito. Se quiser experimentar, procure-o em [www.bigfoot.com/~fval].

B. Piropo