Escritos
B. Piropo
Anteriores:
< Trilha Zero >
Volte de onde veio
20/09/1999
< Bug do ano 2000 X: >
< Produtos Microsoft
>

Agora que já sabemos se a máquina é compatível com o ano 2000, resta ver qual a situação do software nela instalado. E, no que toca a software, há que começar pelo mais importante: o sistema operacional. Considerando-se o virtual monopólio da Microsoft neste campo, falar de sistema operacional para PC, na prática, é falar de Windows.

Se você usa Windows 98 e aciona de tempos em tempos a entrada "Windows Update" do menu Iniciar, não há com que se preocupar: a mais recente atualização para o ano 2000 já deve ter sido descarregada e instalada em uma das sessões de atualização. Por outro lado, se seu grau de paranóia o impede de fazer a atualização automática ou se sua versão é mais antiga, vá até o "Microsoft Year 2000 Readiness Disclosure & Resource Center", em [http://www.microsoft.com/technet/year2k/tools/software.htm], em cuja seção "Operating Systems – Additional Resources" há links que permitem descarregar e instalar as atualizações para Windows 95, Windows NT e o próprio Windows 98. Para quem ainda usa Windows 3.1 há um link para um artigo da Knowledge Base da MS com informações sobre a atualização e uma versão compatível do arquivo Winfile.Exe. Quem não se sente à vontade diante do escrutínio que a MS faz no micro quando a atualização é feita em seu sítio oficial, sempre pode apelar para o link "Y2K Utilities Downloads" da página CNET Y2K.Com, em [http://www.cnet.com/Content/Reports/Special/Y2000/]. Nele podem ser encontradas as atualizações de Windows 95 e 98, além de muitos outros arquivos interessantes. Aliás, recomendo uma visita à página mesmo a quem já fez a atualização.

E se você não usa Windows? Bem, nesse caso sugiro uma visita urgente ao sítio da empresa que desenvolveu seu sistema operacional, seja ele qual for. Certamente encontrará por lá um jeito de atualizar seu sistema. Porque se não encontrar, meu amigo, dificilmente encontrará em outro local.

Resolvido o problema do sistema operacional, resta saber a quantas andam os demais programas.

No que toca aos aplicativos da própria Microsoft, pode-se baixar e instalar o "Microsoft Year 2000 Product Analyzer 2.0" de [http://www.microsoft.com/technet/year2k/pca/pca.htm], um utilitário que faz uma varredura nos discos rígidos em busca de arquivos executáveis de programas da MS e, quando encontra, identifica a versão e compara o resultado com o conteúdo de um banco de dados que pode ser atualizado automaticamente quando o utilitário é executado – desde, é claro, que se disponha de uma conexão com a Internet. O resultado é um relatório sobre as condições de cada programa no que tange à compatibilidade com o ano 2000. O utilitário não efetua a correção, apenas fornece o link para onde encontrar informações sobre o produto e, eventualmente, a própria atualização. Mas não espere grande coisa: em meu micro os resultados foram pífios e na maioria dos casos consistiram em uma mensagem dando conta que no banco de dados não havia informações sobre o arquivo e remetendo para uma página onde poderiam ser obtidos maiores esclarecimentos. Um resultado mais palpável – se bem que mais trabalhoso – pode ser obtido acessando o "Centro de recursos e divulgação de adequação Microsoft Ano 2000" em [http://www.microsoft.com/brasil/ano2000/default.htm], uma página com informações gerais sobre o bug, respostas a perguntas freqüentes e links para sítios correlatos, tudo isso em português. Na mesma página, há um link para o "Guia de Produto Ano 2000" em [http://www.microsoft.com/brasil/ano2000/prodguide/product.asp] onde é possível obter informações sobre a compatibilidade de cada aplicativo da MS e, se for o caso, encontrar um link para obter a atualização.

Agora, resta apenas atualizar os programas que não são da MS. E é aí que a porca torce o rabo...

PS: Esta semana me transformarei no jogral da informática. Amanhã, terça-feira, às 16 horas estarei proferindo uma palestra na Semana de Engenharia Paulo de Frontin, na UERJ. Na quarta, às 20 horas, participo da I Semana de Análise de Sistemas da Universo/Campos, em Campos de Goytacazes. E, finalmente, na sexta às 19 horas estarei na mui leal e simpática Juiz de Fora tomando parte na X Semana da Informática de Juiz de Fora com mais uma palestra no anfiteatro do CES-Academia. Somando com as aulas que dou às segundas, terças e sextas, dá mais de vinte horas de papo. Haja garganta...

B. Piropo