Sítio do Piropo

B. Piropo

< Trilha Zero >
Volte de onde veio
20/12/1999

< Kits da Internet >


Ano passado esta coluna ensinou como reduzir as marcas da instalação do kit de acesso à Internet distribuído pelo UOL. Desde então a coisa se tornou moda e outros provedores passaram a distribuir kits promocionais que efetuam alterações não solicitadas em nossas máquinas e não as desfazem quando são desinstalados. Os mais conhecidos são o AOL e ZAZ, além do próprio UOL. Como eu acho que este é um procedimento equivalente ao de um visitante que, ao sair de nossa casa, emporcalha o tapete, mancha o estofamento do sofá e queima as almofadas com cigarro, pesquisei um meio de desfazer as alterações. Para descobrir o "caminho das pedras" instalei os kits, executei o procedimento padrão de desinstalação, verifiquei que alterações permaneceram e procurei uma forma de removê-las. A coisa foi feita assim:

Em um Pentium II 400 com 64 Mb de RAM e CD-ROM 48x foram instalados dois discos rígidos SCSI de 2Gb cada e um modem externo USR de 56 kbps. Os HDs foram formatados após particionados em uma única partição cada. No drive C foi instalado Windows 98 original e a versão do Internet Explorer 4.0 que vem com ele foi atualizada para a 5.0. Além de Windows e do IE5, os únicos programas adicionados foram WinZip e ZTreeWin. Isto feito, criei "conectóides" para dois provedores Internet e testei as conexões. Em seguida instalei a placa HDDSheriff e seu software de controle. Esta placa foi concebida para proteção contra vírus e trojans (veja detalhes na Trilha Zero de 16/08/1999, encontrada na seção Escritos de minha página pessoal em <www.bpiropo.com.br>) e permite criar uma "imagem" do drive protegido, que pode ser restaurada a qualquer momento. Criei, então, uma imagem do Drive C, fiz uma cópia do Registro com o Editor de Registro do Windows, e, com o ZTreeWin, criei um arquivo texto com a lista completa do conteúdo do drive C. Ambos os arquivos foram gravados no Drive D.

Isto feito, instalei o kit do AOL. Terminada a instalação, criei uma nova cópia do Registro e uma nova lista do conteúdo do drive C, gravando-as no drive D. Tanto o IE5 quanto o Outlook Express foram testados, assim como as conexões com os demais provedores, anotando-se as diferenças encontradas. Finalmente, executei o procedimento de desinstalação do kit e criei novas cópias do Registro e do conteúdo do drive C. Terminados os testes, o HDD Sheriff foi acionado e a imagem original do drive C restaurada, eliminando todos os resquícios da instalação do kit AOL. Para analisar as alterações do AOL contei com a competente ajuda do Marconi Pereira, analista de suporte do Unikey.

O procedimento foi repetido com o ZAZ. Seu kit foi instalado, removido e o IE5 reinstalado (veja porque na análise do kit), gravando-se a cada passo cópias do Registro e do conteúdo do drive C, sempre armazenadas no Drive D. Depois, bastou comparar os conteúdos dos arquivos criados antes e depois da instalação e remoção da cada kit. Os resultados vocês encontram alhures, nesta mesma edição.

Um ponto importante: nenhum dos kits recorreu ao procedimento odioso de apontar o navegador para a página do provedor e "travá-la" como página inicial, impossibilitando alterá-la mesmo depois da instalação. Mas soube que alguns ainda fazem isso. Se sua máquina está assim, acione o editor de Registro, procure pela chave [HKEY_USERS\.DEFAULT\Software\Policies\Microsoft\Internet Explorer\Control Panel] e simplesmente elimine-a. E saiba que isso pode ser feito mesmo sem desinstalar o kit.

Em geral as instalações foram indolores. Só tive problema com o kit da AOL: não foi possível criar a conta, já que durante o processo não houve resposta do servidor nem através do procedimento padrão nem com o auxílio do suporte (aliás, excelente), que passou algumas horas ao telefone tentando resolver a questão. O fato chegou a me preocupar bastante, já que, a julgar pelos comerciais da AOL, tanto a senhorinha Perez como algumas personagens da nossa alta e baixa sociedade perpetraram a façanha com facilidade, enquanto eu não cheguei nem perto. Felizmente fui tranqüilizado pelo suporte do AOL que informou que a culpa não era minha: o problema é freqüente em alguns bairros do Rio e as providências já estavam sendo tomadas junto à Telemar.

Ufa!!! Que susto...

No mais: que o Natal lhe traga tudo aquilo que você desejou e ainda não conseguiu. E, se não chegar a tanto, que pelo menos chegue o mais perto possível

B. Piropo