Escritos
B. Piropo
Anteriores:
< Artigos em O Globo >
Volte de onde veio
16/01/2006
< Novidades do Vista >

No segundo semestre deste ano a Microsoft lançará o Vista, a nova versão de seu sistema operacional. Ano passado, com a distribuição das versões “beta”, começaram a aparecer os primeiros artigos sobre ele. Artigos que, com raras e honrosas exceções, focalizavam quase exclusivamente os aspectos gráficos da nova interface, o que chegou a gerar comentários que Vista nada mais era que o XP “de cara nova”.
Mas não é bem assim. Os comentários sobre as novidades gráficas até se justificam: a interface, realmente, foi inteiramente renovada. Os menus sumiram (mas podem reaparecer com um simples toque na tecla “Alt”) e o próprio aspecto das janelas mudou significativamente. E mudou tanto que, se o micro dispuser de uma controladora gráfica suficientemente “parruda” (no mínimo 64 MB de memória de vídeo dedicada) com os drivers adequados (WDDM, Windows Vista Display Driver Model), pode-se tirar proveito dos recursos avançados da interface “Aero”, como o “glass”, que torna translúcidas as bordas e barra título das janelas fazendo com que elas se comportem efetivamente como “janelas”, ou seja, permitindo ver através delas em vez de se funcionarem como painéis opacos que encobrem o que está por detrás. E quando se pousa o cursor do mouse sobre o botão de uma janela minimizada na barra de tarefas, aparece uma miniatura onde se pode distinguir seu conteúdo (que, se for por exemplo um vídeo, será mostrado com a imagem em movimento). Mas isso são apenas firulas da nova Windows Presentation Foundation, o novo subsistema visual unificado de Vista. Além delas há, entretanto, muitas outras novidades, embora não apareçam tanto quanto o “Aero”.
Uma delas é o Windows Server Offline Files, uma função que já existe no XP mas que sofreu grandes aperfeiçoamentos no Vista. Ela permite acesso a arquivos remotos mesmo se a conexão entre o computador cliente e o servidor de arquivos for interrompida. Parece mágica mas trata-se simplesmente de um sistema inteligente de “cache”: quando esta função é habilitada e configurada, são feitas cópias locais temporárias dos arquivos do servidor. Se o usuário solicita acesso remoto a um arquivo, havendo conexão entre cliente e servidor, o acesso é feito neste último. Não havendo, o acesso é feito à cópia local de forma transparente (sem a intervenção do usuário). Quando a conexão for restabelecida os arquivos do cache e do servidor são automaticamente sincronizados. Para quem usa micros portáteis (“notebooks”) ligados à rede da empresa e gosta de levar trabalho para casa o Offline Files é uma maravilha...
Outra função interessante é o “Secure Startup – Full Volume Encription”, voltada para a segurança. Quem a usa pode garantir que seus arquivos jamais cairão em mãos indesejadas. Funciona assim: quando se desliga o micro, durante o procedimento de encerramento de tarefas (“shutdown”), todo o disco rígido é criptografado e a chave usada na criptografia é armazenada no Trusted Platform Module (TPM), um componente de hardware usado principalmente (mas não exclusivamente) em micros portáteis para garantir a segurança. Ao se ligar novamente o micro, durante o procedimento de inicialização, o TPM testa a integridade do sistema operacional verificando determinados códigos (“fingerprints”) criados durante o “shutdown” e apenas libera a chave após constatar que se trata da mesma cópia do sistema operacional. Se um intruso inicializar a máquina através de disquete, drive de CD, ou qualquer periférico com uma cópia do sistema operacional que não a contida no disco rígido local, apenas encontrará lixo, já que todo o volume foi criptografado.
Um exemplo final: o Vista incorpora o novo “Print Management”, aperfeiçoamento da função disponível no Windows Server 2003 R2. Trata-se de um agregado (“snap-in”) do MMC (Microsoft Management Console) que permite o gerenciamento de todas as impressoras ligadas à rede a partir de qualquer computador rodando Vista e a ela conectado. Tem-se acesso ao “status” de cada impressora, pode-se instalar conexões a impressoras e até mesmo monitorar o nível de tinta ou toner e disponibilidade de papel nas impressoras que permitirem este tipo de gerenciamento remoto.
E estes são apenas alguns exemplos de novas facilidades que permanecem escondidas por detrás da nova interface.
Como se vê, há muito mais novidades no Vista que as transparências...


B. Piropo

 


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright © Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora