Micro Cosmo
Volte
04/11/96

< Discos Rígidos XI: de Master a Slave >


Ao começamos esta série dissemos que iríamos subdividir o assunto em três situações. Duas delas já foram discutidas: instalar um drive slave e instalar (ou apenas particionar e formatar) um novo drive master. Falta a mais complexa: substituir o disco rígido existente e transferir o conteúdo do HD velho para o novo.

A forma convencional de fazê-lo é instalar o novo disco como um disco master comum e restaurar o backup após particioná-lo, formatá-lo e instalar o sistema operacional. Ela pressupõe a existência de um backup atualizado. Evidentemente o que vamos discutir aqui é um meio alternativo, mais simples e menos demorado. Mas como não há procedimento a prova de falhas, deixo claro que se você perder todos os seus arquivos em uma tentativa malsucedida de transferi-los de HD da forma aqui descrita sem dispor de um backup atualizado, não me cabe culpa alguma. Nem a você, evidentemente. A culpa é de uma velha bruxa que anda solta por aí, mal-assombrando nossas máquinas e obrigando pessoas sérias e sensatas como você a agir de forma absolutamente irresponsável, arriscando-se quotidianamente a perder todo o conteúdo de seus discos por não manter um backup atualizado. Portanto, sugiro que se você pretende seguir o procedimento adiante descrito, antes de qualquer outra coisa exorcize a bruxa e faça um backup completo de seu HD usando um programa de backup como o fornecido com seu sistema operacional. E, feito o backup, teste sua funcionalidade restaurando um ou dois diretórios para ver se tudo funciona.

O procedimento pode ser subdividido em cinco passos: 1) remover o velho HD; 2) instalar o novo como master e transformá-lo em um disco de boot como descrito semana passada; 3) reinstalar o velho HD, agora como slave (ver adiante como fazê- lo); 4) transferir os arquivos do HD velho para o novo e 5) remover o velho HD.

Até o segundo passo já estamos fartos de saber como proceder. Vamos então discutir o que fazer a partir do terceiro. Para instalar o velho HD como slave você terá que recorrer ao manual e descobrir como alterar seus jumpers de master (sua situação anterior) para slave. Além disso, deve verificar se precisa reajustar o novo HD recém instalado. Normalmente isto não é necessário: para a maioria dos novos drives IDE, quando ajustados como master, é indiferente se há ou não um slave presente. Mas sempre é bom checar, porque assim que você instalar o velho HD ajustado como slave, o novo deixará de ser apenas “master” e passará a ser “master com slave presente”. No mais, é só ligar os cabos conforme o procedimento normal de instalação de um disco slave que já discutimos. Exceto, é claro, os passos referentes ao particionamento e formatação, já que o novo drive slave é o antigo drive C, que já está particionado e formatado. Feita a instalação, após um boot pelo seu novo drive C, comande:

DIR D:\

A lista dos arquivos e subdiretórios do diretório raiz DE SEU VELHO DRIVE C deve aparecer na tela. Se não aparecer, verifique a instalação e veja o que está errado. Corrija o erro e espere até semana que vem pelos próximos passos.

B. Piropo