Sítio do Piropo

B. Piropo

Assunto Referente :
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1997
< Linguagens de Máquina, ou Assembly >
Referente a: PC@World

Um programa é um conjunto de instruções encadeadas que a CPU executa em uma dada seqüência.

Para serem executadas, estas instruções devem ser armazenadas na memória do micro sob a forma de bytes. Isto se faz "carregando" um programa, ou seja, lendo no disco um arquivo e transpondo seu conteúdo para a memória. Este arquivo denomina-se "arquivo executável" e contem as instruções que compõem o programa.

"Linguagem de programação" é o meio utilizado pelo programador para gerar este conjunto de instruções.

A linguagem de programação mais rústica é a chamada "linguagem de máquina". Ela consiste simplesmente em escrever, byte a byte, todas as instruções que compõem o programa. Exige um conhecimento extraordinário por parte do programador e na prática nunca é utilizada. O que usualmente se chama de "linguagem de máquina" na verdade é uma versão um pouco mais sofisticada, conhecida por "assembly", onde cada byte que representa uma instrução é substituído por um "mnemônico", ou seja, por um código ou conjunto de códigos. Programar em assembly consiste então em escrever este conjunto de mnemônicos, um após outro, compondo o "código fonte" do programa. Este código é então submetido a um programa auxiliar, chamado montador ("assembler") porque "monta" as instruções, ou seja, transforma instruções expressas em mnemônicos em instruções expressas em bytes, que a CPU "entende". O resultado do programa montador é uma montagem, ou "Assembly" (o que fez com que este termo desse nome à linguagem). Em seguida, a montagem é submetida a um outro programa utilitário que compila as instruções e as arranja sob a forma de um arquivo, o arquivo executável do programa que está sendo desenvolvido. Este utilitário denomina-se "compilador".

A programação em linguagem de máquina então se resume em escrever o código fonte sob a forma de uma sucessão de mnemônicos, submeter este código fonte ao assembler para montá-lo e finalmente submeter a montagem ao compilador para gerar o arquivo executável do programa.

A linguagem de máquina, ou assembly, é classificada como linguagem de "baixo nível" por permitir que o programador manipule diretamente o conjunto de instruções do microprocessador.

B. Piropo