Sítio do Piropo

B. Piropo

Assunto Referente :
Volte
1997
Conector
Referente a: PC@World

Portas paralelas são usadas para transferir dados entre um micro e um dispositivo externo, geralmente uma impressora. Para isto elas usam conectores no micro e na impressora, ligados entre si através de um cabo (cabo é o nome genérico de um conjunto de condutores elétricos paralelos).

Em nossos micros, os conectores desempenham o mesmo papel que as tomadas nas instalações elétricas de nossas casas: permitem ligar (ou "conectar") dispositivos à rede elétrica geral. Como as tomadas comuns, os conectores são constituídos por duas partes que se encaixam, uma contendo pinos (conector macho) e outra orifícios (conector fêmea).

Por razões históricas, as portas paralelas utilizam-se de dois diferentes tipos de conectores.

Do lado do micro usa-se um conector do tipo DB-25. Trata-se de um conector de 25 pinos com duas linhas de contatos elétricos numerados conforme o desenho:

Conector DB-25

Nas portas paralelas, convencionou-se que o conector situado no micro é fêmea e no do cabo é macho.

Nas impressoras, pode-se usar dois tipos de conectores. Algumas, usam conectores DB-25 exatamente iguais aos usados no micro. Outras (a maioria), usa o conector tipo Centronics (que retirou seu nome de um antigo fabricante de impressoras), com 35 contatos (dos quais apenas 25 são usados). Ao contrário da maioria dos demais conectores adotados nos micros, o Centronics não usa pinos que encaixam em orifícios, mas pequenas lâminas metálicas situadas nos dois lados de uma peça plástica do conector macho que encaixam em contatos metálicos adequadamente dispostos em uma fenda do conector fêmea, numerados conforme o desenho:

Conector Centronics

Nas portas paralelas, convencionou-se que o conector situado na impressora é fêmea e o do cabo é macho.

B. Piropo