Sítio do Piropo

B. Piropo

Assunto Referente :
Volte
1997
Sistema Operacional
Referente a: PC@World

Um micro é um conjunto de peças e componentes eletrônicos que nada faz se um programa não estiver sendo executado. No entanto, tão logo ele é ligado, coisas começam a acontecer: luzes piscam, discos são acionados, mensagens surgem na tela, até finalmente se pôr à disposição do usuário, pronto para executar programas e comandos. Como ele pode fazer tanta coisa se nenhum programa foi ainda carregado?

A explicação é simples: tão logo a máquina é ligada, um programa é carregado e executado automaticamente. Este programa testa os componentes do micro (o que explica tantas luzes piscando) e, se tudo estiver em ordem, carrega um novo programa, o Sistema Operacional, que "toma conta da máquina" e permite, por sua vez, carregar e executar outros programas.

Sistema operacional, portanto, nada mais é que um programa. Mas um programa muito especial e extremamente importante, já que é o primeiro a ser carregado e executado e que serve para gerenciar a máquina, permitindo inclusive que outros programas sejam executados.

O primeiro sistema operacional para micros da linha PC foi o DOS, desenvolvido pela Microsoft, hoje já quase em desuso. Depois, também da Microsoft, surgiram Windows e seus derivados: Windows 95 e Windows NT. Além do OS/2, desenvolvido pela IBM, e de um grupo de sistemas operacionais baseados no Unix, como o Linux. BSD e alguns outros. Embora bastante diferentes entre si, todos eles cumprem basicamente a mesma função, que é gerenciar o funcionamento da máquina e servir de "interface" (ou meio de comunicação) entre o usuário e o micro, permitindo carregar e rodar os demais programas.

B. Piropo