Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
xx/xx/1994

<Windows NT>


Finalmente chegou ao Brasil o tão esperado Windows NT, um sistema operacional de 32 bits, multitarefa, baseado em uma interface gráfica e com suporte à rede embutido. Parece complicado? Então vamos destrinchar.

Sistema operacional é um programa carregado automaticamente logo que a máquina é ligada. Ele controla o funcionamento da máquina e presta serviços aos demais programas. Um sistema operacional de 32 bits é aquele desenvolvido para usar os recursos dos novos micros de 32 bits. E multitarefa quer dizer que ele é capaz de rodar mais de um programa ao mesmo tempo.

Quanto à interface gráfica, quem conhece o velho Windows sabe muito bem do que se trata: uma tela cheia de figurinhas com um ponteiro do mouse andando de um lado para outro. As figuras chamam-se ícones, e cada uma representa um programa. Quer rodar o programa? Mova o ponteiro para a figura correspondente e aperte o botão do mouse.

Finalmente, suporte a rede "embutido" quer dizer que você não precisará comprar um programa especial para ligar seu micro em rede: o próprio Windows NT se encarrega disso. Essa, aliás, é a principal característica de Windows NT. Na verdade, ele é um sistema operacional de rede. Muito poderoso, estável, capaz de rodar um monte de programas ao mesmo tempo, mas voltado principalmente para redes. Por isso consome tantos recursos: para se acomodar em sua máquina ele exige no mínimo 12 Mega de memória e come a bagatela de 70 mega de disco rígido. Isso na versão mais simples, chamada "Desktop". A Advanced Server, versão mais poderosa que suporta redes tipo cliente servidor, exige ainda mais: 16 megas de memória e 95 de disco rígido.

Windows NT não custa barato. A versão desktop sai pelo equivalente a 550 dólares e a Advanced Server custa 1550 dólares. Se você estava esperando ansioso por ele, prepare-se para investir uma boa grana. Principalmente para preparar sua máquina para recebê-lo: afinal, nem todo mundo tem tanta memória. E espaço em disco, então, garanto que não anda sobrando na máquina de ninguém. E você somente vai aproveitá-lo integralmente se seu micro estiver ligado em rede.

Senão, melhor ficar com o Windows 3.1 mesmo...

B. Piropo