Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
xx/xx/1994

<Photo-CD >


Os drives CD-ROM chegaram para ficar. E estão sendo muito usados entre nós, principalmente para jogos.

Mas você já pode usá-los para uma coisa que pouca gente sabe: guardar fotografias que podem ser exibidas na tela do micro. Fotografias dessas comuns, tiradas pela gente mesmo.

O sistema chama-se foto-CD e foi desenvolvido pela Kodak, como era de se esperar. Usando o foto-CD você pode pegar seu filme comum, destes de vinte e quatro poses, e em vez de mandar revelar e imprimir em papel, transpor as fotografias para um disco CD-ROM. Depois, é só exibi-las na tela do micro.

Em um monitor VGA colorido de alta resolução, suas fotos ficam lindonas. E você ainda pode manipulá-las à vontade usando programas gráficos tipo photoshop e ganhar um beijo da sogra depois de tirar todas as rugas da cara dela.

Se é que isso é vantagem.

Mas fique atento: nem todo drive CD-ROM pode ser usado para isso: é preciso que ele seja "foto-CD compatível". Mas os modernos e de boa qualidade quase todos são.

No Brasil a coisa ainda está começando. Mas você já pode ter suas fotos gravadas em CD-ROM na Procolor, de São Paulo.

Agora você não precisa mais juntar as visitas em frente a um projetor para mostrar aquela sessão chatíssima de slides tirados na viagem à Disneylândia. Pode levar seu filme para a Procolor, gravá-lo em CD-ROM e usar seu monitor colorido para isso.

A sessão de slides vai continuar chatíssima.

Mas com muito mais tecnologia.

B. Piropo