Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
19/09/1994

<Impressoras laser>


A impressora laser é o sonho de todo micreiro que se preza.

Ela é rápida, silenciosa, imprime com altíssima definição e dá uma aparência profissional aos seus trabalhos.

Usa uma tecnologia interessante, semelhante a das copiadoras tipo Xerox.

Na hora de imprimir, o computador monta uma espécie de imagem do documento, ponto a ponto, e a envia para a impressora. Essa imagem é armazenada na memória interna da própria impressora.

Daí em diante, quem cuida do trabalho é a impressora.

De acordo com a imagem armazenada na memória interna, a impressora dispara um raio laser, de grande precisão, sobre um cilindro giratório dentro da impressora. O raio é disparado de forma a incidir no cilindro apenas nos locais correspondentes aos pontos negros da imagem.

Cada ponto do cilindro atingido pelo raio laser fica carregado de eletricidade estática. E quando o cilindro gira, passa por um depósito de toner.

O toner é um pó preto, com carga elétrica negativa, que quando vaza faz uma miserável bagunça em sua mesa. Mas é capaz de aderir aos pontos de carga elétrica positiva do cilindro que foram atingidos pelo laser.

O cilindro continua girando e comprime o toner sobre o papel. Depois, o toner é fixado ao papel por fusão em alta temperatura.

Pronto: o resultado é uma imagem impressa em alta definição.

Fica uma beleza.

No início, impressoras laser eram caríssimas, na casa dos milhares de dólares. Agora, nos EUA, as mais simples já podem ser encontradas por pouco menos de mil dólares.

Ainda uma boa grana, sem dúvida.

Mas se você precisa de uma boa apresentação para seu trabalho, sem dúvida vale a pena.

B. Piropo