Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
24/10/1994

<XTree>


Manejar a árvore de diretórios do DOS diretamente da linha de comandos é um suplício.

Por isso não é de admirar que um programa lançado em 85 justamente para isso fizesse tanto sucesso. O programa chamava-se XTree e foi desenvolvido por Jeffrey Johnson, um programador da Executive Systems, apenas para uso interno. Mas era tão bom que logo foi lançado comercialmente e muito bem recebido pelo mercado. Depois, evoluiu e mudou de nome para XTreeGold. Sempre mantendo o sucesso inicial.

No final do ano passado, a Executive Systems foi comprada pela Central Point, que desenvolvia o PCTols. E recentemente a própria Central Point fundiu-se com a Symantec, que desenvolve o Norton Utilities. E nessa o XTreeGold dançou. Soube, há poucas semanas e com muita tristeza, que sua produção foi descontinuada.

Tudo bem: produtos são assim mesmo: têm seu ciclo de vida, e o do XTree acabou-se. Mas o assunto merece alguma reflexão.

Pois acontece que o XTree é um filho dileto do DOS. Nasceu para facilitar a vida dos usuários perdidos na confusão da linha de comando. E viveu enquanto o DOS reinou soberano

Porque, na verdade, quem causou o desaparecimento do XTree foi Windows. Que liquidou com a linha de comando. E liquidou tanto que Windows 95 - o nome oficial do Chicago - só vai usar o DOS para ser carregado. Liga-se a máquina e vai-se direto para a interface gráfica.

Se você ainda se apega à linha de comando e não aderiu a uma interface gráfica como Windows ou OS/2, comece a se preocupar.

O falecimento do XTree é um prenúncio seguro da morte do DOS.

B. Piropo