Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
14/11/1994

<XTree>


Há alguns anos um jornal anunciou a morte de um intelectual. Publicou até necrológio.

Acontece que o cara estava vivo e mandou uma carta desmentindo. A carta começava assim: "Informo que os boatos sobre minha morte são um tanto exagerados..."

Pois há alguns dias eu fiz a mesma coisa: anunciei a falsa morte de um amigo íntimo. Que continua vivo e saudável. Ao menos parcialmente. Trata-se do XTree, o melhor utilitário que conheço.

Acontece que a revista americana PC Computing anunciou que o XTree havia morrido. Procurei confirmar com o distribuidor, e recebi a informação que eles já não distribuíam o produto desde que a Executive Systems, do XTree, fora comprada pela Central Point, do PC Tools. Que, por sua vez, fora comprada pela Symantec, do Norton. E que eles nunca mais ouviram falar do produto.

Assim, parecia que meus receios se confirmavam. E com o coração partido, anunciei aqui e em minha coluna do Globo o falecimento do amigo. Mas, felizmente, me enganei.

O Xtree, ao menos em sua versão para Windows, continua vivo. A versão 4 acaba de ser lançada. E pode ser encontrada na Soft Solutions, que distribui os produtos da Symantec. Quem morreu foi a versão para DOS em português, essa sim, garantidamente descontinuada.

A última versão para DOS em inglês, a 3.0, também continua sendo vendida. Mas, ao que parece, será a última mesmo e não deverá evoluir. O que faz sentido, já que a versão para Windows finalmente adotou os mesmos comandos de teclado da versão DOS, a que os velhos usuários como eu já se haviam acostumado.

Pois é isso. Errei

Errei, e peço desculpas pelo erro

Mas, francamente, gosto tanto do Xtree que nunca anunciei um erro com tanta alegria.

Errei, e peço desculpas pelo erro.

B. Piropo