Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
09/12/1994

<Borland>


Quando Windows apareceu, todos acharam que ele seria bem sucedido no mercado doméstico, mas ninguém imaginou que as empresas algum dia iriam adotar aquele brinquedo.

Por isso, continuaram a desenvolver seus programas em Clipper e nem deram bola para Windows.

Quebraram a cara: hoje tanto os usuários domésticos quanto as empresas só querem programas Windows.

Resultado: o Clipper está morrendo e deixando órfãos seus milhares de programadores.

Pois a Borland do Brasil compadeceu-se de sua sorte e lançou um pacote para facilitar a vida dos que quiserem migrar para Windows.

É o Borland Developer Pack, um conjunto integrado por quatro ferramentas básicas de desenvolvimento que permite usar o conhecimento em Clipper e DBase no desenvolvimento de programas para Windows.

O carro chefe é o DBase 5 para Windows, da própria Borland. Que vem acompanhado do Borland Visual Solutions Pack, um conjunto de objetos prontos para serem usados, e do Borland Distribution Kit, que permite compilar e distribuir os programas desenvolvidos no DBase.

Mas o pulo do gato está no Application Builder, um produto da Specsys.

Ainda em versão experimental, mas já completamente funcional, ele gera automaticamente o modelo físico para os principais bancos de dados e documenta o projeto.

Tomara que a coisa funcione. Afinal, são milhares de programadores que investiram anos no aprendizado de DBase e Clipper, e seria uma lástima jogar fora tanto conhecimento.

B. Piropo