Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
21/02/1995

<PENTIUM>


No que toca à informática, sem dúvida o assunto mais quente do ano passado foi o famoso bug do Pentium, um defeito de fabricação que fazia com que o chip da Intel manifestasse uma imprecisão em certos cálculos complexos.

Pois a Intel corrigiu o bug e se prontificou a trocar todos os chips com defeito. Uma operação de muitos milhões de dólares

Pois bem: mudou o ano, e a Intel seguiu adiante, aparentemente sem ter sentido o golpe.

Agora mesmo chega ao Brasil o Pentium de cem MHz. Um brinquedo capaz de efetuar operações a uma freqüência de cem milhões de ciclos por segundo. Um verdadeiro avião.

O lançamento é da Sysgraph, a representante exclusiva no país da Intergraph, conhecida fabricante de estações gráficas de alto desempenho.

Alto não: altíssimo. Porque dentre os novos modelos, há um que usa dois processadores Pentium em paralelo, ambos de cem MHz. E outro, o ISMP, que usa nada menos que seis Pentium de 100 MHz em paralelo.

Ambas usam a técnica chamada multiprocessamento, que distribui as tarefas pelos diversos processadores, de modo que todos funcionam juntos, somando esforços

Está claro que essas máquinas foram concebidas para atuar como servidores de altíssimo desempenho em ambientes computacionais com grande volume de transferência de dados.

Não são para jogar Rebel Assault.

Se bem que a tentação é grande.

Já pensou pilotar uma nave espacial multimídia movida a seis Pentium.

B. Piropo