Sítio do Piropo

B. Piropo

< Excel >
Volte
10/02/2003

< Preenchendo um intervalo >
<
com o mesmo dado
>


Essa dica é tão útil que, apesar de já tê-la divulgado através do DisquePiropo (se não conhece, visite <www.disquepiropo.com.br>), decidi publicá-la aqui, revista e ampliada.
Quem usa Excel sabe que muitas vezes é preciso preencher diversas células com o mesmo dado. Diante desta situação, a maioria dos usuários costuma copiar o dado e colá-lo sucessivamente em cada célula. O que pouca gente sabe é que há um meio de fazer isso em uma única operação.
O primeiro passo é selecionar o grupo de células. Se são contíguas, formando uma “faixa”, pode-se clicar sobre célula situada em um dos cantos da faixa, manter o botão do mouse pressionado e arrastar até o canto diagonalmente oposto. Alternativamente, pode-se clicar sobre a primeira célula e depois apertar Shift enquanto clica-se sobre a do canto oposto. Ou usar as setas de movimentação do cursor para estender a seleção até o canto oposto enquanto mantém-se apertada a tecla Shift. Se as células não são contíguas, pode-se selecioná-las clicando sobre cada uma delas pressionando a tecla Control.
Isto feito, basta entrar com o valor, seja na caixa de entrada de fórmulas, no alto da planilha, seja diretamente em uma das células, e teclar Ctrl + ENTER (manter a tecla Control pressionada enquanto tecla ENTER). O valor será inserido simultaneamente em todas as células da seleção.
O mais interessante é que essa dica também se aplica a fórmulas. Para entrar com a mesma fórmula em um conjunto de células, proceda exatamente como acima descrito: selecione as células, entre com a fórmula na barra de fórmulas e acione a combinação Control + ENTER. A fórmula será aplicada imediatamente a todas as células da seleção. Caso ela contenha referências a outras células, todas as referências serão devidamente ajustadas para cada célula onde a fórmula foi inserida.
Parece complicado, mas não é. Em uma única operação consegue-se preencher todo um conjunto de células com o mesmo dado ou fórmula. Experimente e veja como isso pode facilitar seu trabalho em Excel.

B.Piropo