Dicas
B. Piropo
Anteriores:
< Navegadores >
Volte de onde veio
09/06/1997
< Criando Assinaturas >
< Netscape >
< Internet Mail >

Manda a netiquette (e a boa educação) que as mensagens de correio eletrônico sejam assinadas. Com o nome do remetente, evidentemente, mas com mais alguma coisa, quando for o caso: uma saudação de despedida, como "abraços" ou algo semelhante, uma pequena frase, a URL da página pessoal do remetente, enfim, alguma coisa que identifique o remetente e forneça alguma informação adicional quando ele assim o desejar. O problema é ter que digitar tudo isto a cada mensagem. Pois bem: tanto o Netscape quanto o internet Mail (o programa de correio eletrônico que acompanha o Internet Explorer da MS) permitem criar uma assinatura e "carimbá-la" automaticamente (ou não, no caso do Internet Mail) em cada mensagem enviada. No Netscape, primeiro crie com um editor de texto puro como o Notepad um arquivo texto contendo apenas sua assinatura e dê-lhe um nome sugestivo como Chancela.Txt. Depois, acione a opção "Mail and News preferences" do menu Options, passe para a aba "Identity" e, na caixa "Signature File" entre com a especificação completa do arquivo (via de diretório e nome) ou clique no botão "Browse", procure por ele em seu disco rígido e selecione-o. Agora, basta fechar a janela com OK para inserir automaticamente sua assinatura no final de todas as suas mensagens de correio eletrônico. No Internet Mail, para criar e incluir sua assinatura, acione a opção "Options" do menu "Mail" e passe para a aba "Signature". Aqui, você pode escolher entre marcar o botão "Text" e criar uma assinatura na caixa em frente a ele ou marcar o botão "File" e seguir o mesmo procedimento descrito para o Netscape. Mas o Internet Mail é mais flexível: criada a assinatura, você pode assinalar ou não a caixa de dados "Add signature to the end of all outgoing messages". Assinalando, a assinatura será automaticamente incluída no início (e não no final, como diz o texto) de suas mensagens. Mas mesmo sem assinalar a caixa você pode inserir a assinatura em qualquer ponto da mensagem: basta clicar no ícone correspondente (que representa uma caneta riscando o papel, o último à direita da barra de ferramentas do editor de mensagens) ou acionar a opção "Signature" do menu "Insert". Mas se você decidir criar sua assinatura, mantenha-a curta (não mais que quatro linhas) e use de discrição e bom gosto. Não há maior sinal de que se está lidando com um bobo que uma assinatura boba.

B. Piropo