Sítio do Piropo
Windows
Volte
10/07/2000

< Arrumando sua >
< área de trabalho
>


Se tem um negócio que incomoda o usuário inexperiente de Windows é a aparente impossibilidade de “arrumar” sua área de trabalho do jeito que mais lhe agrada: quanto arrasta um ícone para um ponto que lhe parece mais adequado, ele volta teimosamente para o lugar original. Isso ocorre porque, por razões que não consigo atinar, a Microsoft usa como padrão a opção “AutoOrganizar” do menu de contexto da área de trabalho. Parece complicado? Pois não é. Se você enfrenta este problema, faça o seguinte: clique com o botão direito do mouse em um ponto vazio de sua área de trabalho (um ponto que não esteja ocupado por nenhum ícone ou janela de programa). No menu de contexto que então se abre, mova o ponteiro do mouse para a entrada “Organizar ícones” e repare na lista de opções: a última, “Auto organizar”, além de separada das demais, deve estar marcada. Clique sobre ela para desmarcar e a partir de então poderá mover seus ícones para onde melhor lhe aprouver, que eles ficarão por lá. Se quiser que eles fiquem alinhados, mas mantendo aproximadamente a mesma posição, abra novamente o menu de contexto da área de trabalho e clique na opção “Alinhar ícones”. Esta opção faz com que cada ícone ajuste-se no centro de uma célula de uma grade invisível traçada na sua tela. E se você não está satisfeito com o tamanho desta grade, pode alterar as distâncias (tanto horizontal quanto vertical) entre os ícones acionando a opção “Propriedades” do mesmo menu de contexto da área de trabalho, passando para a aba “Aparência” da janela “Propriedades de Vídeo”, clicando na seta para baixo que aparece ao lado da caixa “Item”, selecionando (uma de cada vez) as entradas “Espaçamento de ícone (horizontal)” e Espaçamento de ícone (vertical)” e ajustando o valor (em pixels) na caixa “Tamanho”.

B.Piropo