Sítio do Piropo
Windows
Volte
11/02/2002

< Diquinhas >


Aqui vão algumas dicas simples para facilitar o uso de Windows. Nenhuma, sozinha, merece uma “Dica” e talvez você já conheça uma ou outra. Mas ainda assim elas podem ajudar. Vamos a elas.

Se você está arrastando um objeto com o mouse, deseja interromper a ação e não encontra um lugar seguro para largá-lo sem causar efeitos colaterais indesejáveis, simplesmente tecle Esc. A ação é anulada e o objeto desaparece de sob seu cursor como por milagre.

Se sua barra de tarefas está congestionada e você quer ampliar seu tamanho (ou se está totalmente ocupada pelos botões dos programas abertos e você precisa “criar” nela um espaço vazio para clicar com o botão direito do mouse e exibir seu menu de contexto), mova o cursor do mouse para o topo da barra até que ele se transforme em uma seta dupla vertical, aperte o botão esquerdo e arraste para cima até a barra ficar com o tamanho desejado. Para fazê-la voltar ao tamanho normal, repita a operação no sentido oposto.

Se há diversas janelas abertas na área de trabalho e você deseja circular entre elas, acione o atalho Alt+Tab (mantenha a tecla Alt premida e tecle Tab sucessivamente). Isso fará se abrir uma janela no centro da tela com os ícones de todas as tarefas em execução. Cada vez que você acionar Tab o foco saltará para a próxima tarefa (Shift+Tab faz saltar para a anterior). Para passar para uma delas, basta liberar a tecla Alt quando o foco estiver sobre ela (isso é mais fácil de entender observando que lendo, portando sugiro experimentar abrindo diversos programas e acionando sucessivamente a combinação Alt+Tab).

Se por alguma razão você está enfrentando dificuldades para abrir um objeto com um clique duplo sobre seu ícone, clique nele com o botão direito e acione a opção “Abrir” de seu menu de contexto. O efeito é o mesmo.

Se você tem uma ou mais janelas abertas encobrindo sua área de trabalho e deseja minimizá-las todas com uma única operação, clique no ícone “Mostrar área de trabalho” da barra “Iniciar rapidamente” (aquele trecho da esquerda da barra de tarefas, junto do botão “Iniciar”). Mais um clique no mesmo ícone fará as janelas retornarem ao tamanho e posição anterior. Uma forma alternativa de minimizar todas as janelas simultaneamente é acionar o atalho Windows+M (manter a tecla Windows premida e acionar a tecla “M”; a tecla Windows é aquela que exibe o logotipo de Windows e se situa entre as teclas Ctrl e Alt do lado esquerdo de alguns teclados).

B.Piropo