Sítio do Piropo

B. Piropo

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18/03/2002

< Inserindo gráficos no Word >

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No meio de seu relatório tem uma tabela. Uma tabela simples. Digamos: duas colunas, na primeira os meses de janeiro a junho encimados com o título “Mês”, na segunda um conjunto de números, por exemplo a evolução das vendas mês a mês, encimado com o título “Vendas”. Dizem que uma figura vale por mil palavras. Então por que não usar um gráfico para ilustrar a evolução de suas vendas? Se você está usando o Word 2000 ou XP para fazer seu relatório, nada mais fácil. Basta selecionar toda a tabela (clique eu um ponto qualquer da tabela e acione o menu “Tabela”, entrada “Selecionar”, opção “Tabela”) e em seguida, acionar o menu “Inserir”, entrada “Figura”, opção “Gráfico”. O Word automaticamente insere um gráfico com os dados da tabela, acompanhado de um trecho de planilha onde estes dados estão replicados (mas não se preocupe: por padrão essa planilha só será exibida no documento se você assim o determinar; veja adiante). O gráfico padrão é do tipo “colunas” e as legendas e títulos são extraídos da tabela. Se o aspecto do gráfico lhe agrada, isso é tudo: siga com seu relatório, agora ilustrado. Mas se você deseja modificá-lo, as possibilidades são enormes. Clicando sobre o gráfico com o botão direito e escolhendo a entrada “Tipo de gráfico” você pode escolher entre diversos modelos padrão, além de criar seu próprio clicando na aba “Tipos personalizados”. Escolhendo a entrada “Opções de gráfico”, você pode alterar os títulos, legendas, rótulos de dados, formatar os eixos e linhas de grade, além de escolher cores para fundo, linhas e superfícies. Clicando na entrada “Formatar área do gráfico” é possível alterar as fontes usadas, assim como cores de fundo e linhas. E, finalmente, um clique duplo sobre partes do gráfico permite alterar cores e diversas outras características de cada componente. As possibilidades são imensas e vale a pena explorá-las para se ter uma idéia. Quanto à planilha auxiliar mencionada lá em cima: se você deseja que ela seja exibida no documento, basta marcar a caixa “Mostrar tabela de dados” na aba “Tabela de dados”.

B.Piropo