Sítio do Piropo

B. Piropo

< Word for Windows >
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10/06/2002

< Trabalhando com colunas >

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Word oferece extrema facilidade para se trabalhar com colunas. A forma mais simples é acionar a ferramenta “Colunas” da barra de ferramentas padrão e escolher o número de colunas do documento. Word dividirá todo o texto no número de colunas escolhido usando valores padrão para margens, larguras e espaçamento entre colunas. Mas se você deseja maior controle sobre o aspecto de suas colunas pode acionar  a entrada “Colunas” do menu “Formatar” para abrir a janela “Colunas”. Nela, além de formatos predefinidos (incluindo dois assimétricos), você pode escolher o número de colunas, inserir uma linha vertical entre elas e fazer ajustes precisos nas larguras de cada uma delas e no espaçamento entre elas (basta desmarcar a caixa “colunas de mesma largura” e entrar com os valores desejados para as larguras e espaçamentos, que não precisam ser iguais; mas não abuse, ou correrá o risco de gerar um documento de estética duvidosa e leitura difícil). Se você gostou da idéia de trabalhar com colunas, aqui vão algumas dicas adicionais. Tenha em mente que não é obrigatório usar colunas no documento inteiro. É possível restringi-las apenas a um trecho, por exemplo  um tópico no meio de uma página. Nesse caso, selecione o trecho desejado antes de acionar a opção “Colunas” do menu “Formatar” e, após ajustar largura e espaçamento, verifique se, na caixa “Aplicar”, consta “No texto selecionado” (uma dica dentro da dica: para que suas colunas assim criadas fiquem da mesma altura, ajuste o espaçamento para distribuir o texto homogeneamente entre elas). Outra possibilidade, muito comum, é manter apenas o início do documento (por exemplo, a introdução ou o resumo) em toda a largura da folha e o restante em colunas. Para isso, mova o cursor até o início do trecho que deseja dividir em colunas antes de acionar a opção “Colunas” do menu “Formatar” e, na caixa “Aplicar”, entre com “Deste ponto em diante”. Nesse caso, para evitar que a última coluna da última página fique mais curta que a(s) outra(s), use a opção “Quebra” do menu “Inserir” para “quebrar” a(s) coluna(s) anterior(es) da última página de tal forma que todas fiquem com a mesma altura. 

B.Piropo