Sítio do Piropo

B. Piropo

< Ele E Ela >
Volte

09/1993

< Windows NT >


Os primeiros rumores surgiram há mais de dois anos. Cópias da versão beta já rodavam em abril do ano passado na COMDEX Spring, em Chicago. Depois, espalharam-se pelos beta-testers em todo o mundo. Bill Gates, o todo poderoso CEO da Microsoft, anunciou pessoalmente e em grande estilo seu lançamento na COMDEX Spring em maio deste ano, em Atlanta. E, afinal, depois de longa espera, Windows NT apareceu: nos EUA as primeiras cópias foram liberadas para venda no início de agosto passado. E no Brasil, mostrou a cara na COMDEX/SUCESU no final do mesmo mês. Mas, afinal, o que é Windows NT e em que ela vai afetar sua vida?

Bem, se você já é usuário Windows e se deparar com um micro rodando Windows NT vai ter que prestar muita atenção para notar a diferença: um novo grupo no Program Manager, um ou outro ícone a mais e a necessidade de entrar com uma senha para acessar certos recursos. Fora isso, o mesmo jeitão, a mesma cara. E a mesma facilidade de operação. Parece, então, que nada mudou. O que é, seguramente, a mais extraordinária vantagem de Windows NT.

Porque, por baixo desta aparente simplicidade, esconde-se um revolucionário sistema operacional de 32 bits capaz de executar simultaneamente (e proteger uns dos outros) um número quase ilimitado de programas, trazendo suporte à rede "embutido", desenvolvido para explorar até as últimas consequências as potencialidades das mais poderosas CPU (inclusive alguns microprocessadores RISC e os novos Pentium e Alpha PC) e extraordinariamente poderoso. Resumindo: além da interface gráfica e do modo de operação semelhantes, Windows NT nada tem a ver com Windows 3.1. Trata-se de um sistema operacional totalmente novo que efetivamente veio para substituir não apenas Windows 3.1 como também o velho e gasto DOS. Dar ao usuário a possibilidade de usufruir todas as suas vantagens sem enfrentar o processo traumático de aprender a usar um novo sistema operacional é, sem dúvida, algo absolutamente genial.

Mas, afinal, um sistema operacional, por melhor que seja, não tem utilidade alguma se não existirem programas que possam nele rodar. E a Microsoft sabe disto. Por essa razão dotou Windows NT da capacidade de rodar a maioria dos programas disponíveis. Não apenas os desenvolvidos para Windows, mas também os velhos programas DOS. É bem verdade que algumas características avançadas do novo sistema, como multithreading (execução simultânea de mais de uma tarefa dentro do mesmo programa) somente podem ser desfrutadas por aplicativos desenvolvidos especialmente para ele, mas seja como for o fato de poder continuar usufruindo seu investimento em software não é uma vantagem desprezível.

Mas calma: não vá correndo comprar sua cópia de Windows NT ainda. Primeiro, verifique se você tem máquina para ele. Pois, um sistema assim avançado tem suas exigências. Windows NT foi lançado em duas versões: a versão Desktop, para ser usada em micros isolados ou ligados em rede tipo "peer to peer", e a versão Advanced Server, um sistema operacional para redes de micro tipo cliente-servidor. E as duas são vorazes.

Se você tem um velho AT 286, nem pensar: ambas as versões exigem no mínimo um 386. E, por ser um sistema poderoso que explora todas as potencialidades da CPU, convém que ela seja rápida (para a versão Desktop o manual recomenda no mínimo um 386 DX25 e para a Advanced Server um 386 DX33). Mas as exigências não param aí: haja memória e espaço em disco.

A versão Desktop exige um mínimo de 12 Mb de RAM e 75Mb de espaço livre em disco rígido. E a versão Advanced Server, 16Mb de RAM e 90Mb de espaço livre em disco. E não se iluda: onde se lê mínimo, leia-se mínimo mesmo, pois em se tratando de um sistema operacional multitarefa, quanto mais memória, mais rápida é a resposta às solicitações. Portanto, mesmo que você seja um feliz possuidor de um reluzente 486 ou, quem sabe, uma máquina Pentium, prepare-se para gastar um razoável monte de verdinhas para expandir sua memória RAM.

E, aliás, por falar em verdinhas, ponha algumas de lado para o próprio Windows NT. Que não custa barato: a versão Desktop chegou ao Brasil por US$ 450. E a Advanced Server pelo montante nada desprezível de US$1550.

Haja grana...

B. Piropo