Sítio do Piropo

B. Piropo

< Jornal Estado de Minas >
Volte
19/05/2005

< ASUS, quem diria... >


Nesse mundo onde as leis do mercado imperam, nos acostumamos a ligar marcas a produtos achando que aquela empresa só fabrica aquele produto. E quando descobrimos que não é assim, acabamos nos surpreendendo.

Por exemplo: ASUS. Diga-me lá: o que produz? Aposto que nove entre dez de vocês que já ouviram falar desta marca responderão em uníssono: “placas-mãe”. E não estarão mentindo, já que de fato ela as produz. E das boas (na verdade é uma das três ou quatro que costumo recomendar a amigos). Mas o que mais produz a ASUS?

Esta semana Don Shieh, o Diretor para América do Sul da ASUS (< www.asus.com >), passou pelo Brasil para divulgar os produtos da empresa. Uma visita protocolar, com os habituais rapapés e almoços com a imprensa, além de muita conversa louvando a firma, naturalmente. E, ao partir, deixou um exemplar do ASUS World, um catálogo ilustrado dos produtos ASUS com alentadas 240 páginas. É página demais apenas para placas-mãe, pois não? E, de fato, ali havia muito mais que isso.

Para ser honesto, eu já sabia que, embora no Brasil seu carro-chefe sejam as placas-mãe, a ASUS não se limitava a elas. Mas, para ser igualmente honesto, confesso que me surpreendi com a enorme variedade de produtos que a empresa fabrica e comercializa. É fato que a maioria deles não está (ainda?) disponível no país. Mas a variedade impressiona. Especialmente a linha de micros portáteis (“notebooks” e “handhelds”) e dispositivos sem fio (“wireless”).

Mas não é apenas isso. Por exemplo: só na linha de produtos multimídia são quase cinqüenta modelos de controladoras de vídeo empregando os chipsets ATI e NVidia, além de diversos modelos de placas de TV e FM. Na linha de dispositivos óticos, uma dúzia de modelos de leitores e gravadores de CD e DVD, tanto internos quanto externos. Sem falar nos monitores LCD de alta resolução e em sistemas completos com um estilo avançadíssimo (veja, por exemplo, o gabinete do Vento 3600, especialmente concebido para facilitar o fluxo de ar para arrefecimento; não está disponível no Brasil, mas o projeto é tão interessante que não dá para passar em branco).

Figura 1

Mas, voltando às linhas de acessórios para rede sem fio e de micros portáteis: a primeira tem de tudo, de roteadores a pontos de presença e adaptadores de rede sem fio, inclusive tipo PCCard para micros portáteis e “thumbdrive” para portas USB. Mas a jóia da coroa me pareceu o WL-HDD2,5, um estojo para disco rígido externo que combina as funções de ponto de acesso à rede (padrão WiFi / IEEE 802.11g) com dispositivo de armazenamento. Basta colocá-lo em qualquer local dentro do alcance de um ponto de presença de rede sem fio e todos os micros ligados a ela (inclusive os interligados ao ponto de presença através de rede cabeada) poderão acessar o disco rígido e compartilhar seus arquivos com uma taxa de transferência de 54 Mb/s.

Figura 2

A linha de dispositivos de mão vai de telefones celulares a um conjunto de micros tipo PDA (Personal Digital Assistant). Estes últimos foram batizados de “MyPal” (“pal”, em inglês, significa “amigo”, “companheiro”). Usam o sistema operacional Windows Mobile e tela colorida de 320x200 pontos. Parecem interessantes, mas algo me diz que, com esse nome, não farão muito sucesso por aqui.

A linha de micros portáteis (notebooks) ficou para o final porque esses, com certeza, poderão ser encontrados no Brasil em pelo menos um revendedor autorizado, a empresa The Notebook One (< www.notebookone.com.br/ >). São mais de dez modelos para todos os gostos, do W2, com sua tela de 17”, Pentium M 770, controlador gráfico ATI Radeon 600 e até 2 Gb de memória (porém pesando mais de três quilos) até os modelos mais esbeltos, com tela de 12,1” e pesando 1.300 gramas. Passando por modelos que utilizam a linha de processadores da AMD, como o A4, que aceita até um Athlon 64 3700+.

Figura 3

Mas, deles todos, o que realmente me encantou foi o W5. É aquilo que eu costumo chamar de “brinquedo de gente grande”. Um bichinho que pesa pouco mais de quilo e meio, usa tecnologia Centrino com Pentium M 770, memória DDR2-400 de duplo canal, suporte à rede sem fio e uma câmara de vídeo no painel que é uma graça. E é branco como a neve.

Não é muito prático, é verdade. Mas é de matar os amigos de inveja...

B. Piropo