Sítio do Piropo

B. Piropo

< Jornal Estado de Minas >
Volte
23/06/2005

< Migração lenta >


Que sistema operacional você usa?

Bem, se você não pertencer à aguerrida tribo do Linux, provavelmente há de ser uma das versões de Windows. Mas qual?

Eliminando liminarmente Windows 95 e NT pela falta de drivers e suporte para quase tudo que foi lançado nos últimos cinco anos e Windows Me, um sistema praticamente inservível dada   sua conhecida instabilidade e problemas de compatibilidade, eu diria que atualmente há três versões “usáveis: Windows 98 (especialmente na sua versão mais recente, a SE de Second Edition), Windows 2000 e, naturalmente, Windows XP.

Se dependesse da Microsoft, todo o mundo estaria usando Win XP. Mas, na prática, quem usa o que?

O usuário típico de Windows 98 SE é aquele que possui uma máquina com alguns anos de uso, sem poder de processamento para suportar confortavelmente as versões mais novas e mais pesadas. Eu mesmo tenho uma máquina dessas, um velho micro portátil, meu fiel companheiro de viagens que supre minhas necessidades básicas quando longe de casa: escrever, enviar o escrito pela Internet e manter em dia o correio eletrônico. Como micro e sistema cumprem essas funções com galhardia sem nada mais que uma versão (escrupulosamente atualizada) do Windows 98 SE e meia dúzia de programas, ainda não me senti motivado a trocar. Nem de micro portátil nem de sistema operacional. Se trocasse, seria por um Windows mais “parrudo”, o 2000 ou o XP. Como se distribuem seus usuários?

No Brasil, faltam-me dados. Mas nos EUA, mais especificamente no mercado corporativo de lá, a AssetMetrix publicou há duas semanas os resultados de uma esclarecedora pesquisa (veja em < www.assetmetrix.com/forms/index.asp?template_id=13&intNew=79 >) que, além de levantar a porcentagem das máquinas que usam os diversos sistemas operacionais no primeiro trimestre deste ano, compara esses dados com os obtidos no terceiro trimestre de 2003, ou seja, traça a evolução do mercado no último ano e meio. E os resultados são interessantes.

Nesse período a fatia do mercado abocanhada por Windows 95 e 98 reduziu-se de 28% para menos de cinco porcento, como era de esperar. E algo parecido ocorreu com Windows NT, embora com menor intensidade (lembre-se, a pesquisa foi feita nas corporações): seus 13% caíram para apenas dez porcento. Em contrapartida, o sistema operacional que mais ganhou terreno nos últimos dezoito meses foi, evidentemente, Windows XP, que ocupava menos de sete porcento das máquinas há ano e meio e agora se aboleta em 38% delas.

Mas o que mais chama a atenção nos resultados da pesquisa foi a evolução de Windows 2000, cuja queda foi de apenas quatro pontos porcentuais, declinando de 52% para 48%. Ou seja: Windows 2000 continua sendo o sistema operacional mais usado no mercado corporativo, abocanhando praticamente a metade do mercado dos sistemas operacionais. A exceção está nas pequenas empresas, com menos de 250 computadores onde, ainda segundo a pesquisa, Windows XP ocupa o lugar de sistema operacional mais popular. Mas fora delas, Windows 2000 é o claro vencedor.

Ao que parece, no mercado corporativo americano, os usuários dos sistemas operacionais que vão se tornando obsoletos como Windows 95/98 e Windows NT migram maciçamente para Windows XP. Mas quem usa Windows 2000 não demonstra a mesma pressa, muito pelo contrário.

Seria bom, porém, que eles começassem a se movimentar...

A última atualização “pesada” de Windows 2000 ocorreu em junho de 2003, com a liberação de seu “Pacote de Serviço 4” (“Service Pack 4”, ou SP4). De lá para cá, tudo que a MS faz foi liberar periodicamente atualizações e correções (“patches”) de segurança localizadas. Agora, prepara-se para liberar uma consolidação dessas atualizações e correções em um único pacote (Windows 2000 SP2 Update Rollup) que só pode ser instalado sobre as versões atualizadas com o SP4. Essa consolidação foi anunciada em novembro do ano passado e prometida para ser posta à disposição dos usuários em “meados de 2005”. E está sendo ansiosamente esperada.

O problema é que na mesma página onde anuncia esta consolidação, em < www.microsoft.com/windows2000/server/evaluation/news/bulletins/rollup.asp >, a MS declara que como ela “atende as necessidades dos usuários melhor que um novo ‘pacote de serviços’, não haverá Service Pack 5 para Windows 2000. Portanto, SP4 é o derradeiro pacote de serviços para Windows 2000”. E mais: na página onde anuncia sua política de suporte para Windows 2000, em < www.microsoft.com/windows2000/support/lifecycle/ >, declara que apenas prestará o “mainstream support” (que inclui atualizações gratuitas) a Windows 2000 até junho de 2005 (sim, se nada mudar até lá, daqui a uma semana exata). Daí para a frente o suporte será prestado apenas na categoria “extended”, no qual todas os serviços são pagos.

Parece que a Microsoft não está muito contente com o apego de seus velhos clientes ao Windows 2000. Por que será?

B. Piropo