Escritos
B. Piropo
Internet:
< Coluna em ForumPCs >
Volte de onde veio
01/08/2011
< Tricentésima >

Para postar uma nova coluna no Fórum PCs é preciso ter acesso ao programa de gerenciamento do sítio. É um processo simples que consiste essencialmente em incluir as eventuais ilustrações no banco de dados do servidor, transportar o texto para a caixa de texto (na base do copiar e colar, naturalmente), verificar o formato da coluna pronta usando um dispositivo visualizador e, se tudo estiver nos conformes, comandar a publicação. Faço isto semanalmente e cada nova coluna postada recebe como referência seu número sequencial.
É por isto que sei que esta á a de número 300.
É claro que isto não tem nada de especial. O fato de um número ser “redondo” significa apenas que corresponde a um número inteiro multiplicado por uma potência igualmente inteira da base. O que depende, naturalmente, desta base. Na decimal, trezentos é “redondo” porque vale 3 x 10^2. Mas em hexadecimal ele seria expresso como 12C# e em binário como 100101100b e nenhuma das duas formas me parece suficientemente “redonda” para justificar uma comemoração.
Acontece, porém, que usamos correntemente a base dez e nos acostumamos a achar que tais números têm algo de especial – a ponto de comemorarmos o início de um novo milênio com um ano de antecedência só porque o número 2000 é redondo (se não entendeu porque, lembre que não houve ano zero; e se ainda assim discordar, reclame com o Paulo Couto, editor do FPCs, porque eu já cansei de discutir este assunto).

Clique para ampliar...

B. Piropo em 2011

Comemoremos, então, minha tricentésima coluna.
A primeira foi publicada logo no início de 2005. Em nove de janeiro, para ser exato. Seu título era < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2005/01/09/a-guerra-do-dvd/ > “A guerra do DVD” e discutia justamente a briga comercial que se anunciava entre dois padrões de gravação em discos óticos para aumentar sua capacidade, o BluRay e o HD-DVD. Não demorou muito para que o BluRay ganhasse a disputa e ninguém mais lembra do que vem a ser HD-DVD. Resultado: a coluna perdeu qualquer importância que porventura tenha tido. Quer dizer: eu deveria ter escolhido um tema mais retumbante pois, sendo a primeira, certamente voltaria a ser citada de tempos em tempos e fica uma coisa meio sem graça citar justamente uma que se tornou obsoleta tão rapidamente. Mas como eu nunca fui mesmo muito previdente, este tipo de coisa não é de admirar…
Daí para frente, fui tocando. Dando preferência a assuntos ligados à tecnologia, naturalmente, pois afinal este é o mote do Fórum PCs, é o que os leitores mais veem buscar aqui e é o que me dá maior prazer em escrever sobre.
As colunas todas ainda estão aqui mesmo no FPCs e quem quiser se dar ao trabalho de conferir, clique no botão “Blogs” no topo da tela, espere abrir a relação dos colunistas, clique no nome deste vosso criado e, se pretender examinar a relação completa, clique no atalho que comanda a exibição por listagem (o segundo da direita para a esquerda no final da linha “Tipo de listagem” logo abaixo do retrato que enfeia o topo da página). Aparentemente nada acontece, mas vamos enganar o programa para que ele faça o que desejamos: repare, na caixa de endereços, que o URL termina com “?grid”. Clique na caixa, mova o cursor para imediatamente depois da palavra “grid”, entre com “=60” assim mesmo, sem espaço mas sem as aspas, e tecle ENTER. As colunas aparecerão no modo de listagem e ajuste o conteúdo da caixa “Ordenar por” para “Mais antigas” ou “Mais recentes” de acordo com a ordenação de sua preferência.
Então, como eu dizia, as colunas abordaram principalmente tecnologias. No início de fevereiro de 2005, quando a Intel pela primeira vez ultrapassou a barreira do décimo de mícron e começou a fabricar processadores com camada de silício de 90 nm iniciei a série intitulada < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2005/02/03/lei-de-moore-ate-quando-i-chegando-aos-90-nm/ > “Lei de Moore: até quando?” tentando explicar o significado desta façanha tecnológica e discutindo a importância do feito da Intel. Que hoje já fabrica processadores quatro vezes mais finos…
Houve ocasiões em que procurei explicar novidades tecnológicas. Algumas, “pegaram”, como as < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2005/01/24/telas-i-telas-de-cristal-liquido/ > telas planas que hoje enfeitam a maioria de nossos computadores e os < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2008/10/19/discos-de-estado-solido-ssd-i-os-novos-discos-da-emc/ > discos de estado sólido, que só não se popularizaram ainda mais devido ao preço ainda um tanto “salgado”. Outras, como as < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2007/11/09/um-novo-tipo-de-memorias-i-tecnologia-nanoionica/ > Memórias de nanochaves de cobre e a < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2005/04/21/laser-de-silicio-i-laser/ > Fotônica do silício ficaram (pelo menos por enquanto) na promessa.
No meio disto tudo houve uma longa sucessão de colunas sobre arquitetura de computadores. Seus títulos começam sempre com o termo “Computadores” seguido de um número em algarismos romanos. O objetivo era compartilhar com os leitores os temas que abordo nas minhas aulas da disciplina “Arquitetura de Computadores”, que leciono. Cheguei até XLIV, totalizando portanto quarenta e quatro colunas que foram dos < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2005/07/03/computadores-i-dados-e-informacoes/ > conceitos elementares sobre dados e informações até a < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2007/10/14/computadores-xliv-inicializando-o-dos/ > descrição do procedimento de inicialização de um sistema operacional, passando por < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2005/07/11/computadores-iii-logica-digital-e-algebra-booleana/ > noções de lógica digital, < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2006/02/13/computadores-xxiv-instrucoes/ > linguagem assembly e < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2007/06/13/computadores-xxxi-a-lenda-da-gralha-azul/ > organização da memória. A série não esgotou o assunto, longe disso. Apenas foi interrompida no final de 2007 por falta de entusiasmo para tocá-la adiante – coisa que meus alunos reclamam até hoje, já que as colunas lhes serve de material didático. Quem sabe um dia eu as reveja e retome de onde parei.
Houve também algumas colunas sobre eventos dos quais participei e achei que seria proveitoso compartilhar com os leitores minhas opiniões sobre o que lá encontrei. O primeiro foi justamente o < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2005/12/01/teched-brasil-2005/ > TechEd de 2005 realizado pela Microsoft aqui mesmo no Brasil. Algumas edições do Intel Developers Forum, como < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2006/03/19/idf-spring-2006-microarquitetura-intel-core/ > a de 2006, assim como todas as edições da Computex, de Taiwan, < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2008/12/21/computex-taipei-2009/ > desde 2009 até a mais recente em junho passado foram cobertas. E muita novidade trazida para vocês.
É claro que como a maioria dos leitores que acompanham minhas colunas são usuários de Windows, acompanhei o mais detalhadamente que pude o lançamento de suas duas últimas versões, < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2006/10/22/seguranca-no-vista-i-instalando-o-rc2/ > Vista e < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2009/01/30/windows-7-beta-i-primeiras-impressoes/ > Windows 7, desde a fase em que a primeira versão beta estável se tornou disponível até o produto ser comercializando, procurando descrever tão detalhadamente quanto possível as novidades que afetavam o uso do sistema para facilitar a vida de quem pretendia atualizar seu sistema. O que, além de dar uma boa ideia sobre como Windows funciona, rendeu um bocado de discussão com os usuários de outro sistema operacional cujo nome a prudência me aconselha a não mencionar para evitar outra chuva de comentários apaixonados.
E, já que ao fim e ao cabo tudo isto foi dirigido a usuários de computadores, discuti bastante o < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2006/07/16/usabilidade-i-interfaces-graficas/ >conceito de usabilidade, tomando como exemplo tanto sistemas operacionais quanto utilitários. Por isto mesmo, volta e meia as colunas fugiam da teoria e se voltavam para coisas práticas como < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2008/01/14/dois-monitores-i-por-que/ > usar dois monitores. E isto na época em que, para conseguir bom resultado, muitas vezes era preciso instalar uma segunda placa de vídeo. Já hoje em dia toda boa placa de vídeo vem com pelo menos dois conectores, aos quais permite não apenas conectar dois monitores simultaneamente como também estender a área de trabalho para ambos e eu não consigo entender porque todo o mundo não faz isto (eu uso três monitores) já que, com a queda dos preços dos monitores de tela plana, depois de aumentar a capacidade da memória instalada, conheço pouca coisa com melhor relação custo / benefício para facilitar o uso de micros.
Houve ocasiões em que as colunas nada tinham a ver com informática ou tecnologia. Há cerca de um ano fiquei fascinado ao me dar conta da importância da Lua para o equilíbrio do nosso planeta. E não me refiro ao equilíbrio físico (é a presença da Lua que mantém o ângulo do eixo de rotação da Terra com o plano da eclíptica aproximadamente constante) como ao ambiental. Na verdade a Lua não apenas foi uma das maiores responsáveis pela eclosão da vida na Terra como também é sua presença que mantém as condições que garantem a manutenção da vida no planeta. Achei o assunto tão interessante que resolvi escrever uma < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2010/08/09/a-lua-nasceu-como/ > pequena série de colunas sobre ele e, ao que parece – pelo menos a julgar pelo número e teor dos comentários que as colunas da série provocaram – grande número de leitores concordaram comigo.
E por falar em assuntos que nada têm a ver com informática, impossível deixar de mencionar as colunas que acompanham anualmente a concessão de dois formidáveis lauréis no campo tanto da ciência quanto da vida diária. O primeiro é o < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2010/01/26/ig-nobel-2009-parte-i/ > Prêmio IgNobel, que recompensa os autores de pesquisas que primeiro fazem as pessoas rirem, depois, pensarem. Vale a pena ler sobre ele – e os que se interessarem voltarão a ler brevemente, já que os laureados de 2011 serão anunciados no final de setembro vindouro (e caso eu me esqueça de abordar o tema, favor mandar mensagens).
Ao contrário do IgNobel, que exige do candidato a publicação de um trabalho de pesquisa em uma publicação científica conceituada e portanto só pode ser concedido a um membro da comunidade acadêmica, seu congênere, o Darwin Awards, pode ser concedido a qualquer um, embora seja obrigatoriamente uma premiação póstuma. Isto porque seu objetivo é prestar homenagem àqueles que cometeram um ato tão formidavelmente estúpido que resultou em sua própria morte. A alusão a Darwin no nome do laurel deve-se ao fato de que, ao remover seus próprios genes do conjunto de genes da espécie humana, o agraciado contribui para melhorá-lo.
Considerando o resultado drástico da estupidez que leva à sua concessão, talvez haja quem pense que a cada ano o número de candidatos ao Prêmio Darwin há de ser pequeno. Ledo engano. E para entender a razão basta apreender o significado real da frase de George Carlin: “Just think how stupid the average person is, then realize that half of them are even stupider!” (Considere o quão estúpida é a pessoa de inteligência media, depois se conscientize de que metade das pessoas é ainda mais estúpida!” – e quem a leu e não entendeu a razão certamente está nesta última metade, portanto se alguém estiver nesta situação recomendo uma releitura atenta e vagarosa). Vale a pena ler a < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2009/05/24/darwin-awards/ > coluna sobre os agraciados com o Darwin 2009 já que entre eles se encontra, de forma destacada, um brasileiro.
Mas, voltando ao que interessa: outro tema recorrente nestas trezentas colunas foi a vida e realizações de vultos históricos ligados à ciência e tecnologia. O que me deu a oportunidade de escrever (e aprender algo) sobre figuras notáveis como o genial < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2006/08/28/analytical-engine-i-um-velho-ranzinza/ > Charles Babbage, que muitos reputam como o inventor do computador; sobre seu contemporâneo < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2006/09/25/analytical-engine-iv-tecendo-ideias/ > Joseph Marie Jacquard, o homem que inventou a programação através de cartões perfurados; sobre a graciosa < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2006/02/05/computadores-xxiii-a-almirante-e-a-mariposa/ > Almirante Grace Hopper que a maioria das pessoas conhece apenas por haver cunhado o uso do termo “bug” para designar erros de programação e esquecem que ela “inventou” a linguagem assembly; e sobre o grande < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2011/04/10/von-neumann-i-a-crianca-prodigio/ > John Von Neumann e sua gigantesca contribuição para a informática moderna com sua “arquitetura de Von Neumann”.
E não me ative apenas às personalidades ligadas à informática. Abordei também criaturas fenomenais como Leonardo de Pisa, filho de Bonacci (e por isto mais conhecido como Fibonacci) com sua sequência numérica cujo limite tende para Fi, o número irracional que define a < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2007/01/18/um-numero-muito-especial-i-razao-aurea/ > razão áurea (e esta foi uma das coisas que escrevi com maior prazer, enquanto convalescia de < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2007/05/02/o-cacto-e-a-pelvis/ > um acidente seguido de < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2007/07/24/noticias-e-via-voice/ > outro, ambos do tipo “que contando ninguém acredita”). Falei sobre o incrível < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2008/11/25/nicola-tesla-i-o-cientista-louco/ > Nicola Tesla, um exemplar “cientista louco” e, mais recentemente, sobre uma magnífica < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2011/03/06/isaac-asimov-%e2%80%93-a-opiniao-de-um-genio/ > entrevista de Isaac Asimov mostrando sua capacidade de antever coisas que só uma mente privilegiada seria capaz de engendrar.
Pois é isto. Trezentas colunas. Algumas razoáveis, outras nem tanto, mas sempre procurando fazer delas uma leitura agradável para vocês, que me privilegiam com a atenção e a paciência de lerem as bobagens que escrevo, e uma fonte de prazer para mim mesmo, já que só se faz bem feito aquilo que é feito prazerosamente.
E agora, consultando o conjunto delas para escrever mais esta, me dei conta que a que mais gostei, a única que eu me arriscaria a recomendar uma releitura, aquela que permaneceu atual por todos estes anos e ainda permanecerá por algum tempo, foi uma das primeiras. Mais especificamente a segunda da velha série sobre a Lei de Moore, uma coluna que procura dar a real medida de algumas coisas cujas dimensões são tão reduzidas ou cuja rapidez é tão grande que mal conseguimos conceber. Ela continua aqui no Fórum PCs e no Sítio do Piropo à sua disposição. Seu título é < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2005/02/15/lei-de-moore-ate-quando-ii-o-rapido-e-o-pequeno/ > “O rápido e o pequeno”.
Se você quiser se dar ao trabalho de revisitá-la, bom proveito.
E, no mais, prometo não incomodar vocês com estas baboseiras por pelo menos mais cem semanas.


Comentários dos Leitores

B. Piropo

 


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]