Escritos
B. Piropo
Internet:
< Coluna em ForumPCs >
Volte de onde veio
30/01/2012
< Seasonic M12-II: uma fonte 80 Plus Bronze >

Há cerca de dois meses publiquei aqui mesmo uma < http://blogs.forumpcs.com.br/bpiropo/2011/11/22/3576/ > coluna sobre a fonte de alimentação Seasonic 1000-PX, uma extraordinária peça de hardware que mereceu a qualificação de “um primor de fonte” logo no título da coluna.

Pois acontece que Seasonic Electronics é uma empresa de Taiwan que se especializou na fabricação de fontes de alimentação de qualidade. E a 1000-PX é aquilo que se pode chamar de “topo da linha” dos produtos Seasonic. Uma fonte de alimentação que adere ao padrão do grau mais elevado da iniciativa 80 Plus, a categoria “Gold”.

Mas nem todos os carros são Rolls Royce. E nem todo computador precisa de uma fonte com o grau de eficiência de uma 80 Plus Gold. Assim, para satisfazer a demanda dos micreiros que preferem trabalhar com equipamentos e acessórios de boa qualidade mesmo em micros que não exigem um nível de excelência tão elevado, a própria Seasonic produz linhas mais simples, de fontes de menor potência, também aderentes aos padrões da iniciativa 80 Plus, mas não necessariamente em seu grau mais elevado.

Fonte Seasonic M12-II 850 fora da embalagem

Este é o caso da fonte que examinaremos hoje, a Seasonic M12-II 850, recém-lançada no mercado pela empresa, que oferece uma potência nominal de 850 W e, embora obedeça à iniciativa 80 Plus, está classificada em seu patamar menos exigente, a categoria “Bronze”.

A Figura 1 mostra a fonte com seu manual, cabos e acessórios assim que removida da embalagem original.

[Quem desejar explicações mais detalhadas sobre o que vem a ser a iniciativa 80 Plus pode encontrar todo um capítulo da coluna acima citada dedicado apenas a ela. Para refrescar a memória dos que o leram e já não lembram dos detalhes – ou oferecer os conhecimentos básicos aos que não o fizeram e não estão dispostos a fazê-lo agora – aqui vai um pequeno resumo: o parâmetro mais importante para classificar uma fonte de alimentação para computadores é sua eficiência, determinada pelo quociente entre a potência elétrica por ela fornecida ao micro e aquela consumida da rede de alimentação (um parâmetro cujo valor varia com a carga fornecida pela fonte). Fontes comuns apresentam uma eficiência de 0,6 a 0,75. Em 2004 a organização ACEEE, dedicada a estimular o aumento da eficiência de dispositivos elétricos nos EUA, estabeleceu a “iniciativa 80 Plus”, um padrão que obriga os fabricantes que a ele aderirem a produzirem fontes com eficiência mínima de 0,8. E estabeleceu quatro gradações. A fonte 1000-PX se situa na gradação “Gold”, cuja eficiência não deve ser menor que, respectivamente, 0,87 / 0,9 / 0,87 ao suprir cargas de 20% / 50% / 100% da carga nominal. Já a linha de fontes MX12-II se insere na categoria “Bronze”, cuja eficiência não deve ser menor que, respectivamente, 0,82 / 0,85/ 0,82 ao suprirem cargas de 20% / 50% / 100% da carga nominal.]

Note que o fato da linha M12-II estar situada no patamar Bronze, o mais baixo da iniciativa 80 Plus, não significa que ela seja de baixa qualidade. Muito pelo contrário: suas características a situam muito acima do nível de qualidade médio das fontes disponíveis no mercado, mesmo aquelas classificadas como “de potência real”.

Afinal, trata-se de uma fonte Seasonic, que sempre se destacou por oferecer produtos de elevadíssima qualidade e alto grau de acabamento.

As linhas M12-II e S12-II

A M12-II 850 é o membro de maior potência de sua linha. Além dela a Seasonic produz ainda os modelos de 520 W, 620 W, 650 W e 750 W, todos eles aderindo ao padrão 80 Plus Bronze. E como nem todo computador necessita de tanta potência de alimentação, a Seasonic também oferece a linha S12-II, de fontes de baixa potência, com seus cinco modelos de potência variando desde 330 W até 620 W.

A linha S12-II destina-se não somente a computadores de menor potência como também a modelos mais simples. É verdade que a qualidade Seasonic é mantida e, também a S12-II adere à classificação Bronze da iniciativa 80 Plus (ou seja, mantêm eficiências mínimas de, respectivamente, 0,82 / 0,85/ 0,82 quando submetidas a cargas de 20% / 50% / 100% da carga nominal). Mas são mais baratas.

Ambas as linhas apresentam o mesmo acabamento impecável que veremos adiante. Mas, na linha S12-II, nenhum dos cabos de distribuição de energia da fonte é destacável.

Figura 2: Cabos e seus encaixes

O mesmo não ocorre com a linha M12-II. Como se pode ver na Figura 2, os cabos de alimentação dos conectores situados na placa-mãe (que aparecem enrolados e presos com um elástico sobre a fonte) partem diretamente do interior da caixa da fonte e não podem ser removidos. Mas os cabos de alimentação dos periféricos, como dispositivos de armazenamento padrão IDE e SATA (além de eventual acionador de discos flexíveis), e os alimentadores dos dispositivos padrão PCI Express (vídeo) são destacáveis. Desta forma, apenas são encaixados nos conectores que aparecem em detalhe na Figura 3 os cabos estritamente necessários.

Figura 3: Conectores para cabos de alimentação de periféricos

Isto permite uma montagem muito mais “limpa” e, sobretudo, elimina aquele desagradável emaranhado de cabos que ocupam grande parte do volume interno dos gabinetes e perturbam a circulação de ar em seu interior, reduzindo bastante a eficiência dos dispositivos de dissipação de calor.

Outro ponto importante a ser mencionado: mesmo situada no patamar “Bronze” da iniciativa 80 Plus, a linha M12-II mantém o padrão de qualidade e acabamento dos produtos Seasonic.

O acabamento é impecável, como pode ser percebido tanto nos detalhes da Figura 2 quanto na apresentação do produto, mostrada na Figura 1, onde se vê todo o conjunto de cabos fornecidos como também a embalagem de tecido sintético destinada a guardar aqueles que não tiverem sido utilizados na montagem inicial. Já quanto à qualidade, a exemplo dos demais produtos Seasonic, todos os capacitores, sejam os de polímero, sejam os eletrolíticos, são resistentes a altas temperaturas, a fonte dispõe de cinco circuitos de proteção (incluindo proteção contra sobrevoltagem, curto-circuito e excesso de potência) e ventoinha silenciosa com controle de velocidade.

A instalação e funcionamento

A fonte foi instalada em uma máquina auxiliar conectada à minha rede doméstica, um micro que usa um processador de núcleo quádruplo da nova família Fusion da AMD (um A8 3850) montado em uma placa ECS A75f-M2, sobre a qual falaremos em coluna posterior. Apesar da arquitetura Fusion agregar processamento gráfico à própria UCP, achei conveniente instalar uma controladora de vídeo PCI-E independente. Mas, considerando o tipo de utilização que será dado à máquina, não achei necessário utilizar uma controladora de altíssimo desempenho. Assim, os 850 W nominais da fonte Seasonic M12-II são mais que suficientes para suprir as necessidades da máquina.

Não tenho em minha oficina doméstica o equipamento eletrônico necessário para aferir os parâmetros de funcionamento da fonte. Por outro lado, a empresa < http://www.plugloadsolutions.com/ “Ecova Plug Load Solutions” é uma instituição independente credenciada justamente para testar e certificar fontes para a iniciativa 80 Plus e que põe à disposição do público os resultados dos testes em sua página de relatórios. Então, para ilustrar o funcionamento da fonte, recorri aos testes independentes da Plug Load.

O problema é que o modelo M12-II 850 é tão recente que seus testes ainda não foram concluídos pela Plug Load. Então, para que se tenha uma ideia da qualidade do produto, os dados abaixo foram retirados da página de testes da Plug Load, porém correspondem < http://www.plugloadsolutions.com/psu_reports/SEA%20SONIC_M12II-620_ECOS%201797_620W_Report.pdf > ao modelo M12-II 620, também da linha M12-II, porém de menor potência. Mas foi o mais potente desta linha testado e certificado pela Plug Load.

Figura 4: potência consumida e fornecida pela M12II-620

Assim, a Figura 4 mostra o gráfico de correlação entre potência consumida e fornecida por uma fonte da linha Seasonic M12-II 620 em funcionamento normal ao longo de toda a faixa de demanda de potência, conforme os testes realizados pela Plug Load. Dá para perceber claramente que a potência fornecida, apesar de menor, é bastante próxima daquela consumida, o que revela uma eficiência elevada. E que, como se vê claramente pela menor distância entre as linhas nas proximidades da extremidade esquerda do gráfico, é menor nas faixas de maior consumo de potência.

Figura 5: variação da eficiência da M12-II 620

Esta tendência é confirmada pelo gráfico da Figura 5, que mostra a eficiência calculada pela instituição certificadora para a M12-II 620. Nela se vê que a eficiência se mantém sempre acima dos 0,8 (ou 80%, o que dá no mesmo) e seu valor é mais elevado junto à extremidade esquerda do gráfico.

Em resumo: a fonte Seasonic M12-II 850 Bronze é um produto de excelente qualidade. Embora não alcance o nível de excelência da 1000-PX testada aqui há um par de meses, seguramente não foge ao padrão de qualidade dos produtos Seasonic e é ideal para quem precisa de uma fonte confiável, de potência aferida e eficiência elevada, compatível com a iniciativa 80 Plus, para equipar um computador de boa qualidade.

 


Comentários dos Leitores

B. Piropo

 


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]