Escritos
B. Piropo
Internet:
< Coluna em ForumPCs >
Volte de onde veio
07/05/2012
< IDF São Paulo 2012 - Anúncio >

Há mais de uma década a Intel vem promovendo anualmente sucessivas edições de seu evento denominado Intel Developer's Forum, ou IDF. Os que acompanham estas colunas sabem disso, pois tenho participado regularmente dele desde o final do século passado.

No início havia uma única edição por ano, realizada tradicionalmente em San Francisco, na Califórnia, próximo à sede mundial da Intel situada a alguns quilômetros dali, em Santa Clara, no chamado Vale do Silício. Depois, o IDF cresceu e espalhou-se por todo o mundo. Eu mesmo tive a oportunidade e cobrir uma das edições alemãs, em Munique. Finalmente em 2005 chegou ao Brasil, mais precisamente em São Paulo. Com a crise do final da década passada o IDF encolheu um pouco e algumas edições internacionais foram eliminadas, mas a edição brasileira foi mantida. E este ano, no próximo dia quinze de abril, ocorrerá mais uma edição do evento, o IDF São Paulo 2012.

Originalmente o IDF era um evento eminentemente técnico dirigido essencialmente aos desenvolvedores de software para processadores Intel no qual os técnicos e dirigentes da empresa apresentavam suas realizações, os resultados obtidos durante os últimos meses e, a parte mais interessante, seus planos para o futuro. É claro que isto atraía o interesse da imprensa especializada, que passou a participar regularmente das sucessivas edições com um contingente cada vez maior de jornalistas. E, finalmente, despertou a atenção dos fabricantes de produtos que ostentam o logotipo "Intel Inside" que, mais que participar, passaram a manter uma feira para exibição de seus produtos paralela ao evento e muitos se juntaram à Intel em seu patrocínio. Veja, na figura (uma peça de divulgação obtida no sítio da própria Intel), um flagrante do salão de exposição de produtos ("showcase") de uma das edições anteriores do IDF.

Figura 1

O resultado de tudo isto é que o IDF acabou tornando-se um ponto de encontro dos representantes da Intel, tanto técnicos quanto dirigentes, com os desenvolvedores, a imprensa, os fabricantes de seus produtos e qualquer pessoa que tenha algum interesse profissional ligado à área da informática. E, sendo a Intel a líder indiscutível do mercado, um ponto de encontro praticamente obrigatório. Veja < http://www.intel.com/content/www/br/pt/intel-developer-forum-idf/idf-2011-highlights.html > aqui um pequeno vídeo sobre a mais recente edição do evento original, o IDF San Francisco 2011 para ter uma ideia de seu porte.

Este ano, a parte do Intel SP 2012 aberta ao público se concentrará em um único dia, o próximo 15/04. Mas, na véspera, haverá um dia inteiro dedicado exclusivamente à imprensa especializada no qual os executivos e técnicos da Intel porão em dia as novidades e, o que efetivamente mais interessa, falarão sobre os planos da empresa para os próximos anos e participarão de entrevistas coletivas e individuais. Eu pretendo estar presente em ambos os dias do evento e procurarei mantê-los a par das novidades.

Pelo que pude antever do material até agora divulgado sobre o IDF SP 2012, o evento se focará em quatro pontos principais: a tecnologia adotada nos computadores portáteis ("notebooks") ultrafinos e leves da série "Ultrabooks", a computação interativa (haverá inclusive uma palestra de Horst Haussecker, Diretor de Experiências Tecnológicas da Intel Labs na Califórnia, denominada "Human Centric Computer Interaction" especificamente sobre a interação entre homem e computador), o aprofundamento da tecnologia adotada no projeto e fabricação de microprocessadores (quem abordará o assunto em uma palestra específica sobre o tema será o Arquiteto Chefe de Plataforma Cliente da Intel, Ajay Bhatt; para quem não sabe de quem se trata: é aquele engenheiro indiano, coinventor do USB, retratado naquele < http://www.youtube.com/watch?v=q-8GVi2Fdi4 > comercial televisivo da Intel que afirma que "nossos astros não são como os seus astros"; no comercial ele aparece representado por um ator, mas em pessoa é muito mais afável) e, como não poderia deixar de ser, um enorme elenco de palestras técnicas sobre as novidades tecnológicas incorporadas à terceira geração da linha Core de processadores, abordando o lançamento dos processadores de núcleo quádruplo com grandes ganhos de desempenho no campo gráfico, o emprego da tecnologia de transistores "tri-gate" em camada de silício de 22 nm (o que dará novo fôlego à conhecida Lei de Moore) e seu emprego nas plataformas "Tudo em um" ("All- in- one") que, quem sabe, desta vez tomará impulso.

Além disto, pela primeira vez (pelo menos tanto quanto eu saiba), o evento principal será aberto com uma "Palestra Programática" (seja lá o que for isto) apresentada em conjunto por dois pesos-pesados da empresa: seus Vice-Presidentes Kirk Skaugen e Doug Fisher, que acumulam as funções de Gerentes Gerais respectivamente do grupo PC Client e da Divisão de Software de Sistemas. O mote da palestra programática será "Do cliente à nuvem: A explosão da computação na Arquitetura Intel" e, pelo que se pode perceber do material adiantado à imprensa especializada, será voltada para as atividades da Intel no Brasil, cuja "demanda continua a crescer no momento em que se torna o 3º maior consumidor de PCs".

Eu sei que está um pouco em cima da hora, mas se você tem grande interesse em participar, ainda dá tempo de se inscrever. Basta visitar a < https://secure.idfregistration.com/Brazil2012/ > página de inscrição no sítio da empresa, preencher os formulários, efetuar os devidos pagamentos e coisa e tal.

Quem sabe nos encontraremos por lá?


Comentários dos Leitores

B. Piropo

 


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]