Sítio do Piropo

B. Piropo

< Opinião >
Volte
06/09/1998

SRE: Um Programa Interessante

 

ATENÇÃO: Se você usa Windows 98 (e não 95) não deixe de ler a Observação no final deste texto.

A Trilha Zero desta semana {Procure matéria de 20/07/1998 em "Trilha Zero" - N.E.} menciona o programa para criar cópias de segurança do Registro e dos demais arquivos de configuração de Windows que me foi enviado pelo leitor Roberto Góes Monteiro. O programa chama-se SRE, acrônimo de Sistema de Recuperação de Emergência - nome, evidentemente, escolhido pelo autor.

Jamais executo programas que recebo de fonte desconhecida. Na verdade, não costumo sequer abrir arquivos anexados a mensagens de correio eletrônico. Eu sei que a imensa maioria das pessoas é honesta e não pretende me criar problemas, mas sempre há aquela minoria ativa e mal intencionada de doentes mentais cujo sonho é contaminar com um vírus a máquina alheia. Assim, pagam os justos pelos pecadores e o destino costumeiro dos disquetes que recebo é o lixo. Mas quis o acaso que eu recebesse o do Roberto diante de uma máquina recém montada, virgem de programas e com o sistema recém instalado. Se contaminada, o prejuízo se resumiria a reinstalar Windows. A curiosidade e o interesse pelo programa me levou a experimentá-lo. Instalei-o e ele lá está até hoje. E achei-o tão útil que decidi abrir esta exceção e colocá-lo aqui à disposição de vocês.

O programa é muito simples. Não vale a pena descrevê-lo, já que vocês podem encontrar todos os detalhes na documentação que o acompanha e na carta que o Roberto me enviou juntamente com ele, aqui transcrita. Além dela, recebi ainda outra, mas como esta segunda traz informações de caráter pessoal sobre o Roberto, me abstenho de divulgá-la.

Para transferir o SRE para sua máquina, basta clicar sobre seu nome no pé desta página. O Roberto o enviou sob a forma de um arquivo auto-executável, mas achei mais seguro fornecê-lo como um arquivo compactado no formato Zip. Crie um diretório em seu disco rígido, copie nele o arquivo Sre.Zip, descompacte-o e leia o arquivo Manual.Txt para saber como instalar o SRE. Depois, não deixe de ler o arquivo Leiame.Rtf (que pode ser aberto em qualquer editor de textos Windows) que descreve como usá-lo e dá algumas sugestões interessantes.

Para encerrar, dois pontos importantes.

O primeiro: Roberto incluiu no pacote os arquivos Pkzip.Exe e Pkunzip.Exe, usados pelo STE respectivamente para compactar a cópia de segurança e para restaurá-la. São arquivos executáveis que integram a versão 2.04g do utilitário PKZip, da PKWare Inc. Como são shareware, não vejo inconveniente em mantê-los no pacote, colocando-os à disposição de vocês. Mas é importante lembrar - como, aliás, o faz o próprio Roberto em seu arquivo Leiame - que eles são propriedade intelectual da PKWare Inc. e, caso pretendam mantê-los em suas máquinas, convém registrá-los. Instruções sobre como fazê-lo podem ser encontradas no sítio da PKWare, em www.pkware.com.

Finalmente, mas não menos importante: lembrem-se que o programa foi desenvolvido pelo Roberto (vocês encontrarão um meio de entrar em contato com ele no arquivo Leiame.Rtf). Eu nada mais fiz que colocá-lo aqui à disposição de vocês. É claro que, antes disso, testei-o em pelo menos duas máquinas, inclusive nesta que vos fala, e não constatei nenhum inconveniente. E, evidentemente, submeti todos os seus arquivos à versão mais atual do Scan, da McAfee, meu antivírus preferido, e nenhuma contaminação foi constatada. Portanto não creio que o programeto possa causar nenhum prejuízo a qualquer pessoa. Não obstante, e considerando que o demônio da informática é capaz de criar situações impensáveis e que existem um número infinito de configurações de máquinas e programas nas quais podem acontecer qualquer coisa, não posso me furtar a deixar claro que declino toda e qualquer responsabilidade por qualquer prejuízo, dano ou inconveniente que o uso do programa eventualmente venha a causar direta ou indiretamente a qualquer usuário, tenha ele ou não sido obtido através deste sítio. Transcrevendo aqui o que disse na Trilha Zero: se gostar do programa, agradeça ao Roberto. Se não, entenda-se com ele.

No mais, bom proveito.

E para transferi-lo, basta clicar no seu nome no final da observação aí de baixo..

OBSERVAÇÃO: A carta do Roberto enviando o SRE é datada de 05 de maio de 98, antes portanto do lançamento de Windows 98. Em 20 de agosto Roberto me enviou uma nova carta dando conta que havia instalado a nova versão de Windows e constatado que nela o SRE não funcionava corretamente: após seu uso, surgia uma mensagem de erro durante próximo boot informando que o Registro havia sido corrompido. Disto não decorria prejuízo algum para o usuário, uma vez que o próprio Windows reconstituía o Registro e seguia adiante sem maiores problemas, mas o fato é que não era possível restaurar a cópia de segurança criada com o SRE. Roberto investigou as causas do problema e relata: "o motivo? Windows 95, para o qual o SRE original foi feito, usa os atributos de sistema (S), somente leitura (R) e oculto (H) para o System.Dat e para o User.Dat. Win 98 usa apenas os atributos R e H. Quando o Registro restaurado recebia o atributo de sistema, disparava o aviso". Em sua carta, Roberto informa que no Windows 98 a utilidade do SRE é limitada, posto que (afinal) a MS decidiu incorporar no próprio sistema operacional um mecanismo automático de restauração do Registro (salvando as cinco últimas cópias dos arquivos que o compõem no diretório Sysbckup e restaurando a última cópia funcional quando constata algum problema). Ainda assim, segundo o Roberto, o programa pode ser útil para o usuário avançado que gosta de fuçar o Registro, já que permite restaurar seletivamente a cópia que o usuário desejar (e não apenas a última cópia funcional, como o mecanismo automatizado). Por isto ele resolveu criar uma versão do SRE especial para os usuários do Windows 98. Portanto, se você deseja experimentar o programa e usa Windows 95, transfira para sua máquina o arquivo Sre98.Zip. Mas se é usuário de Windows 98, transfira o Sre98.Zip. Esta nota foi acrescentada em 03 de setembro de 98, mês e meio depois do SRE se encontrar à disposição dos que acessam esta página. Minhas observações aí de cima declinando a responsabilidade sobre quaisquer danos eventualmente causados pelo programa continuam válidas. Mas convém notar que neste período todas as mensagens que recebi de pessoas que experimentaram o programa agradeciam a mim e ao Roberto por tê-lo posto à disposição gratuitamente. Nenhuma continha qualquer espécie de reclamação.

SRE - Sistema de Recuperação de Emergência Para Windows 95

SRE - Sistema de Recuperação de Emergência Para Windows 98

B.Piropo