Sítio do Piropo

B. Piropo

< Windows >
Volte
11/01/2007

< Arquivos “PSPD” >


Pergunte ao Piropo...

De 1997 a 2006 mantive aqui a seção “Respostas” com uma seleção de respostas a perguntas de visitantes do Sítio classificadas por assunto, o que resultou em um respeitável acervo de mais de trezentas respostas. A partir de janeiro de 2007 passei a assinar a seção “Pergunte ao Piropo” no suplemento Informá[email protected] do jornal Estado de Minas. Não faria sentido reunir em espaços separados as respostas de uma e de outra seção. Como não faria sentido omitir o nome da nova seção. Por isto a mudança: agora  teremos aqui semanalmente a reprodução da resposta publicada na seção “Pergunte ao Piropo” do Estado de Minas que, na semana seguinte, será arquivada juntamente com as demais, incluindo as antigas, ainda agrupadas por assunto. Para consultá-las, clique no botão correspondente ao assunto à esquerda da página. Bom proveito.
B. Piropo.

Ano novo, vida nova. A partir de hoje este espaço estará reservado para respostas a perguntas de leitores, uma por semana. Como não será possível responder a todas, procurarei escolher aquelas que sejam tanto quanto possível de interesse geral..

P: Como abrir arquivos com extensão “.Pspd”?

Luis Cláudio Darin / Belo Horizonte  

R: Quando tenho dúvidas sobre que programa abre que arquivo de que extensão, recorro ao “Webopedia”, um dicionário e enciclopédia “online” gratuito sobre terminologia de informática e Internet em < http://www.webopedia.com/ >. Ele oferece uma longa lista de extensões e seus programas na seção “Data Formats and Their File Extensions”, em < http://www.webopedia.com/quick_ref/fileextensionsa.asp >. Como você já percebeu o sítio é em inglês, mas no que toca à correlação entre extensões e programas isso não faz a menor diferença: lá você encontrará apenas uma longa lista de extensões ordenadas alfabeticamente e seguidas do nome do programa correspondente a cada uma delas. Mas, confesso, no que toca à extensão “.Pspd” o Webopedia falhou miseravelmente. Em casos assim eu apelo então para o “FILExt”, um sítio especializado em extensões de arquivos em < http://filext.com/ >. Também em inglês, mas que não exige grandes conhecimentos lingüísticos: no alto e à esquerda da página principal há uma caixa de entrada de dados. Basta entrar nela com a extensão desejada e clicar no botão “Search”, logo abaixo, para ser levado a uma página com o tipo de arquivo. Onde descobri que a extensão “Pspd” corresponde a arquivos criados com o programa “PhotoSuite 5” da Sonic Solutions, uma empresa que foi adquirida pela Roxio em dezembro de 2004.

B.Piropo