Sítio do Piropo

B. Piropo

< Comunicações >
Volte
31/05/2004

< Mensagens desaparecidas >


P: Gostaria de saber se existe uma maneira de recuperar mensagens excluídas da caixa de entrada do Outlook Express. Acontece que todas as mensagens da caixa de entrada desapareceram "misteriosamente". Não sei se foi algum vírus, hipótese pouco provável, mas o fato é que elas desapareceram e nem aparecem nos itens excluídos.

Adilson Siqueira Junior  

R: Em uma situação “normal”, as mensagens do Outlook Express são armazenadas em arquivos com a extensão Dbx. As da Caixa de Entrada, especificamente, estão no arquivo “Caixa de entrada.dbx” em uma pasta cuja localização pode ser determinada abrindo o Outlook Express, acionando a entrada “Opções” do menu “Ferramentas”, passando para a aba “Manutenção” e clicando no botão “Pasta de armazenamento” para abrir a janela “Local de armazenamento”, que exibe a via de diretório da referida pasta, Por padrão, essa via é “C:\Documents and Settings\[id_do_usuário]\Dados de aplicativos\Microsoft\ \Outlook Express\Mail (onde [id_do_usuário] é a identificação do usuário em Windows), mas pode ser alterada clicando no botão “Alterar” da janela “Local de armazenamento”. Se essa pasta existe em sua máquina e se contém realmente o arquivo “Caixa de entrada.dbx” (o que pode ser verificado usando o Windows Explorer), as mensagens devem ser exibidas pelo OE. Se não são, se a pasta não existe ou se o arquivo “Caixa de entrada.dbx” não está nela, é porque algo “anormal” ocorreu. Como você afirma que a hipótese de vírus é pouco provável, pode-se deduzir que: a) o arquivo ou pasta foi removido (apagado) acidentalmente de seu disco rígido; b) o arquivo ou pasta foi movido acidentalmente para outro local; ou c) a via de diretório do local de armazenamento de seu OE foi alterada. Na primeira hipótese você pode recuperar o arquivo ou pasta caso ele se encontre na “Lixeira” de sua área de trabalho (e, se não se encontrar, as mensagens estão perdidas). Nas outras duas hipóteses: procure descobrir onde estão os arquivos Dbx em seus discos rígidos usando o objeto “Pesquisar” do menu Iniciar, solicitando procurar em todos os seus discos rígidos por todos os arquivos de especificação “*.dbx”. Se não encontrar nenhum, suas mensagens foram efetivamente perdidas. Se encontrar algum, copie-o para a pasta cuja especificação consta na janela “Local de armazenamento”, eventualmente sobrescrevendo o “Caixa de entrada.dbx” que porventura já se encontre lá (se não encontrar a pasta, crie uma com mesmo nome e no local indicado na janela “Local de armazenamento”). Em seguida, reinicialize o micro, carregue o OE e verifique se as mensagens são exibidas. Se forem, o problema está resolvido. Se não forem, e se o arquivo “Caixa de entrada.dbx” que você localizou não estiver totalmente corrompido, você pode pelo menos recuperar algumas mensagens usando o utilitário DBXtract. Veja mais sobre ele na coluna “DBXtract”, publicada em 09/09/2002. Boa sorte.

B. Piropo