Sítio do Piropo

B. Piropo

< Comunicações >
Volte
25/04/2005

< Repondo na Caixa de Entrada >
<
mensagens recuperadas
>


P: Um belo dia as mensagens da caixa de entrada do meu Outlook Express 6.0 desapareceram misteriosamente. Depois de pesquisar neste mesmo site, acabei usando o DBXtract e tudo funcionou OK. Ele recuperou cerca de 150 mensagens no formato eml que salvei numa pasta. A questão agora é a seguinte: como trazer de volta para a caixa de entrada do Outlook essas mensagens? Já tentei de tudo e não consegui.

Ruben Szuchman  

R: Talvez existam outras maneiras, mas a forma mais simples que me ocorre é enviar as mensagens para você mesmo. O problema é que isso terá que ser feito mensagem por mensagem (o que, por outro lado, lhe dá a oportunidade de enviar apenas as que forem realmente importantes). Quando você executa um duplo clique sobre o ícone de uma mensagem no formato EML, ela se abre em uma janela do Outlook Express. Você não pode editar (alterar) a mensagem no interior desta janela, mas pode usar suas barras de ferramentas e menus. Para encaminhá-la para você mesmo, basta acionar a entrada “Encaminhar” do menu “Mensagens” (ou clicar sobre o ícone correspondente da barra de ferramentas ou ainda acionar o atalho Ctrl+F). Isso fará com que a mensagem apareça no editor de mensagens do OE. Você poderá então entrar com seu endereço de correio eletrônico na linha do destinatário e, como nessa janela o conteúdo da mensagem pode ser editado, pode acrescentar uma linha no início da mensagem informando que ela foi recuperada em tal data e mais o que achar interessante. Isto feito, basta clicar no ícone “Enviar” e esperar que seu provedor a recoloque em sua caixa de entrada.

PS: O leitor Leonardo Rodrigues relata que há uma forma mais simples. Diz ele que, precisando realizar a mesma tarefa, abriu (no Windows Explorer) a pasta em que havia gravado as mensagens recuperadas, ao lado abriu o Outlook Express ajustando-o para ocupar meia tela, selecionou (na pasta do Windows Explorer) todas as mensagens recuperadas e simplesmente as arrastou com o mouse para a Caixa de Entrada do Outlook Express. Segundo o Leonardo, "funcionou perfeitamente". Fica a informação e os agradecimentos ao Leonardo Rodrigues.

B.Piropo