Sítio do Piropo

B. Piropo

< Windows >
Volte
10/10/2005

< Atalho para mostrar >
<
a Área de Trabalho
>


P: Será que tem algum atalho de teclado para aparecer a área de trabalho? Não quero um determinado item da área de trabalho, quero toda a área de trabalho, Uso o XP. Agradeço desde já.

Bruno Henrique Souza Cordeiro  

R: Acredito que você saiba que existe um ícone no trecho da Barra de Tarefas denominado “Inicialização rápida” que faz isso com um único clique de mouse. Chama-se “Mostrar Área de Trabalho”. Ele é acomodado ali por padrão ao se instalar Windows e não corresponde a um programa, mas sim a um comando do Windows Explorer. Por isso, se porventura vier a desaparecer e você desejar recuperá-lo, terá que seguir o procedimento descrito na Dica/Windows de 18/04/2005, “ Recuperando o objeto Mostrar Área de Trabalho”. Mas, ao que tudo indica, você, como eu, prefere os atalhos de teclado aos cliques de mouse. Se assim é, vamos atendê-lo. A ação que você deseja executar é uma das funções da freqüentemente esquecida tecla Windows, aquela situada entre as teclas Ctrl e Alt do lado esquerdo da barra de espaços e que exibe o logotipo de Windows nos teclados fabricados para serem usados com Windows. Embora pouca gente saiba para que serve, ela representa um recurso que pode ser de grande utilidade, desde que se aprenda como usá-lo. Por exemplo: combinada com a tecla “D” (ou seja: aperte a tecla Windows, mantenha-a apertada e tecle “D”) faz exatamente o que você deseja: exibe, em toda sua plenitude, a Área de Trabalho. E para fazer retornar as janelas às suas posições originais, basta acionar novamente a mesma combinação Windows-D. Mas essa é apenas uma das combinações possíveis. Veja a lista das demais:

Windows (pura): abre / fecha o menu Iniciar;

Windows+Break (ou Pause/Break): abre o objeto “Propriedades do Sistema”;

Windows+M: minimiza todas as janelas / Windows+Shift+M: restaura as janelas

(há uma sutil diferença entre esta última combinação e Windows+D; se tudo o que se tem ocultando a área de trabalho são janelas de programas, o efeito é idêntico; mas, se entre as janelas abertas existirem algumas correspondente a objetos do sistema, Windows+D faz com que elas se fechem mas Windows+M as mantêm abertas; experimente: abra diversas janelas de programas, acione a combinação Windows+Break para abrir o objeto do sistema “Propriedades do sistema”, acione Windows+D e Windows M para ver a diferença)

Windows+E: abre “Meu computador”;

Windows+F: abre a janela “Pesquisar” (correspondente à entrada de mesmo nome do menu Iniciar);

Windows+Ctrl+F: abre a janela “Procurar computadores”;

Windows+R: abre a janela “Executar” (objeto do sistema correspondente à entrada de mesmo nome do menu Iniciar);

Windows+L: Bloqueia (“Lock”) o computador exigindo a entrada de senha para liberá-lo;

Windows+U: abre o objeto do sistema “Gerenciador de Utilitários”;

Windows+F1: abre a “Ajuda” do Windows.

Agora que você conhece as combinações, acostume-se a usá-las e bom proveito.

B.Piropo