Respostas
B. Piropo
Anteriores:
< Word for Windows >
Volte de onde veio
31/08/98

< Alterando o idioma padrão do Word 8.>

P: Apesar dos CD´s dos quais instalo o Microsoft Office versão 97 serem totalmente em Português, encontro problemas na definição do idoma. Terminada a instalação as palavras digitadas aparecem sublinhadas porque o Idioma padrão adotado é o Inglês e não consigo alterá-lo para o nacional nem por um decreto.
OBS: Esta resposta foi alterada graças à colaboração de Mário Junior, que chamou minha atenção para o fato do Office 97 consultar o ajuste do teclado para fixar o idioma padrão.
R: Ao contrário das versões anteriores, o Word 8 incluído no Office 97 não adota como idioma padrão o usado pelo disco de instalação, mas consulta os ajustes do teclado e adota o idioma lá encontrado. Portanto, a primeira coisa a verificar é o idioma para qual está ajustado seu teclado. Para isto, abra seu Painel de Controle (em Meu Computador ou através da opção Configurações do menu Iniciar), execute um duplo clique no objeto Teclado, passe para a aba Idioma e verifique que idioma consta da caixa Idioma (pela descrição de seu problema, o de sua máquina deve ser Inglês). Se não for Português, clique no botão Adicionar, procure por Português (brasileiro) na lista de idiomas, selecione-o e clique no botão OK. Em seguida, clique no botão "Definir como padrão" e confirme com OK (talvez o sistema solicite os discos de instalação de Windows 95, portanto assegure-se que estejam à mão antes de iniciar o processo). Se isto não foi o bastante para alterar o idioma padrão do Word, carregue o programa Word, acione a opção "Idioma" do menu "Ferramentas" e clique na entrada "Definir idioma..." para abrir a janela "Idioma". Selecione a opção "Português (Brasil)" e clique no botão "Padrão". Aparecerá uma janela informando que o modelo "Normal" será alterado e solicitando confirmação. Confirme clicando no botão "Sim" e saia do Word. Vai aparecer uma janela informando que foram feitas alterações que afetam o modelo Normal e perguntando se você deseja salvá-las. Confirme com "Sim" e deste ponto em diante o idioma padrão de seu documentos passará a ser o português usado no Brasil. Para manter o idioma padrão como Inglês e ainda assim evitar o incômodo das palavras sublinhadas, acesse a opção "Opções" do menu "Ferramentas", passe para a aba "Ortografia e Gramática" e desmarque a caixa "Verificar ortografia ao digitar". Mas para efetuar a correção ortográfica de um documento em português você terá que selecionar todo o documento (a forma mais rápida de fazê-lo é premir a tecla "5" do teclado numérico enquanto mantém pressionada a tecla Control) e ajustar seu idioma através da opção Definir idioma da entrada Idioma do menu Ferramentas. (31/08/98)