Sítio do Piropo

B. Piropo

< Trilha Zero >
Volte de onde veio
21/02/2000

< Eliminando as cicatrizes >


Grande parte das mensagens sobre provedores gratuitos perguntava como desmanchar as alterações feitas pelos discadores. Para explicar, precisei baixar cada um deles, instalá-los em uma máquina "virgem", comparar os Registros e árvores de diretórios para localizar as alterações e reconstituir o estado original da máquina antes de instalar o próximo. Um processo trabalhoso e lento que apenas logrei completar para os provedores IG e Super 11. Por isso as explicações se resumem a ambos. Antes, porém, um comentário: para minha surpresa, tais alterações são muito menos drásticas que as provocadas pelos kits dos provedores pagos que testei. Ou seja: os que oferecem serviço de graça (pelo menos esses dois) demonstram mais respeito pelos usuários do que os que cobram. Mercado estranho, esse...

A instalação do discador do Super 11 praticamente não altera a árvore de diretório. Já a do IG faz uma única alteração importante: cria o diretório WINDOWS\IG e seu subdiretório IMAGES – que podem ser removidos, juntamente com seus arquivos. Tanto o IG quanto o Super 11 criam um conectóide na pasta "Acesso à rede dial-up". Além disso, o IG cria um estranho objeto na Área de Trabalho: parece um ícone, porém maior, e não pode ser movido. É fácil eliminá-lo: clique com o botão direito sobre ele e acione a opção "desinstalar".

Para evitar que o Internet Explorer disque automaticamente para o provedor (tanto Super 11 quanto IG), acione a opção "Opções da Internet" do menu "Ferramentas", passe para a aba "Conexões" e marque o botão de rádio "nunca discar uma conexão". E para impedir que a página inicial seja a do provedor, vá para a aba "Geral" e entre com o endereço da nova página inicial na caixa de dados (ou clique no botão "Usar em branco" para iniciar sempre com uma página em branco). E se quiser eliminar a entrada incluída pelo Super 11 no menu "Favoritos" (o IG não o altera), acione a opção "Organizar Favoritos" deste menu, localize a entrada e a exclua.

Estas singelas medidas não implicam risco e desfazem as principais alterações. Resta, no entanto, a menção ao nome do provedor na barra título do Internet Explorer – que, a julgar pela irritada reação dos leitores, é a que mais incomoda. Para eliminá-la é preciso editar o Registro, uma ação não desprovida de perigos. Portanto, nunca é demais recomendar: quem não se sentir seguro, recorra ao amigo que "entende de computador" (todo mundo tem pelo menos um, eu tenho muitos e meus amigos pensam que o deles sou eu). E, se tentar sozinho, tome os devidos cuidados.

Agora, ao trabalho: carregue o Editor de Registro (acione a entrada "Executar" do menu Iniciar, digite "regedit" na caixa de entrada de dados e tecle ENTER) e passe para a chave [HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main]. No painel direito, procure pela entrada "Window Title", clique sobre ela com o botão direito, escolha a entrada "Modificar" e, na caixa "Dados do valor" da janela "Editar seqüência", substitua o nome do provedor que lá está por um espaço em branco ou pelo nome que melhor lhe aprouver – inclusive o seu, se achar conveniente. A seguir repita o procedimento na chave [HKEY_USERS\.DEFAULT\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main]. Isto é o que basta para remover os sinais exteriores da presença dos provedores em sua máquina sem eliminar o acesso gratuito, já que você pode continuar a acessá-los por seus conectóides.

Não é essencial desfazer as demais mudanças no Registro. Pelo menos não notei no comportamento da máquina alterações significativas por elas provocadas. Mas se você faz questão de removê-las, acesse esta coluna na seção Escritos de minha página pessoal em <www.bpiropo.com.br> e procure pelos atalhos ("links") para os arquivos com a lista das principais alterações feitas tanto pelo Super 11 quanto pelo IG. Para eliminá-las, basta remover os acréscimos e desfazer as mudanças.

Neste ponto, os únicos vestígios que restaram dos provedores são seus conectóides. Se pretende manter o acesso, deixe-os lá. Mas se quiser desistir do provedor, remova seu conectóide da pasta "Acesso à rede dial-up" clicando com o botão direito sobre seu ícone e acionando a entrada "Excluir". No caso do IG, é preciso ainda remover o atalho criado na Área de Trabalho, cujo ícone exibe o símbolo do IG. É simples assim.

PS: um número significativo de leitores reclamou que, ao acionar os conectóides (seja do IG, seja do Super 11) criados conforme descrito nas colunas anteriores, aparentemente "nada acontecia" e não conseguiam navegar. Isto ocorre porque a única função do conectóide é estabelecer a conexão, após o que se reduz a um pequeno ícone na barra de tarefas, onde permanece aparentemente inerte. Para navegar, é preciso carregar o navegador (Internet Explorer ou Netscape) executando um duplo clique sobre seu ícone.

B. Piropo