Sítio do Piropo

B. Piropo

< Trilha Zero >
Volte de onde veio
10/07/2000

< Fenaweb >


Para quem anda enfarado de feiras, duas delas em uma semana é overdose. Mas em se tratando de feiras tão diferentes quando a PC Expo, sobre a qual falei semana passada, e a Fenaweb, assunto desta semana, dá para suportar. Especialmente sendo a Fenaweb uma feirinha tão simpática e acolhedora.

Da feira já se falou aqui mesmo no caderninho da semana passada e pouco me cabe acrescentar, exceto manifestar a esperança que tenha sido a primeira de muitas e que a próxima mereça uma divulgação mais ampla. Por isso meus comentários aqui se limitarão aos estandes que mais me despertaram a atenção.

Começando pelos que fornecem acesso rápido à Internet através da "banda larga" (uma tradução literal pouco apropriada que sempre me traz à mente a simplificação "bandão"). Na feira havia dois: o @jato e o fastWindnet, cada um com sua tecnologia, vantagens e desvantagens. O @jato é provido pela TVA apenas para seus assinantes, portanto quem não assina a TVA terá que fazê-lo para desfrutar do serviço - que usa a mesma transmissão de dados via satélite empregada para transportar o sinal de TV e cobre Rio de Janeiro e Niterói (veja detalhes em <www.ajato.com.br>). Por enquanto é unidirecional, ou seja, os dados chegam pela antena mas saem pela linha telefônica. O provedor já dispõe da tecnologia necessária para fornecer o acesso bidirecional, mas entraves burocráticos estão emperrando a implementação. Que, no entanto, deverá ocorrer breve, tornando o sistema bastante atraente. Já o fastWindnet provê acesso via rádio, dispensando o uso da linha telefônica. Com ele se permanece conectado 24 horas por dia a uma taxa de transferência (para quem está acostumado ao acesso discado) assombrosa. Por enquanto cobre apenas Barra da Tijuca e Jacarepaguá, mas pretende se expandir rapidamente. Detalhes da tecnologia empregada tornam o sistema particularmente adequado a condomínios, onde o custo de instalação relativamente alto pode ser dividido entre os condôminos. Se você mora na área coberta pelo fastWindnet vale a pena uma visita a <www.windnet.com.br>.

Em se tratando de uma feira de Intenet, comércio eletrônico é assunto obrigatório. A Thisf Informática mostrava uma solução interessantíssima para quem quer implementar um sítio de vendas e não sabe como efetuar a cobrança. Trata-se de um pacote de dois programas para emissão e controle de boletos bancários. O primeiro, Cobre Bem Internet, gera boletos bancários para cobrança, vem configurado para 34 bancos diferentes e é gratuito: basta acessar o sítio <www.thisf.com.br> e baixá-lo. O segundo, o Cobre Bem, é o pulo do gato: com ele é possível administrar e controlar a coisa toda. E é surpreendentemente barato. Se seu problema é como cobrar via Internet, sugiro entrar em contato com a Thisf.

Outro estande interessante era o que mostrava o sistema Commerce Store, da Mundo Digital, que permite implementar uma loja virtual de forma simples, rápida e eficaz. A empresa fornece um conjunto de gabaritos com a "fachada" da loja. Selecionado um deles, o lojista o personaliza alterando cores e adicionando logotipos e coisas que tais. Depois, inclui (e, mais tarde, se necessário, exclui) os produtos à venda, com preços e, se desejar, uma breve descrição e fotos. Tudo isso enquanto conectado via Internet. Montada a loja, ela pode funcionar imediatamente, já que o sistema oferece todos os recursos básicos de venda e administração, incluindo emissão de relatórios, sistema de mala direta, estatísticas de venda e tudo o mais. Veja detalhes em <www.mundodigital.com.br>.

B. Piropo