Sítio do Piropo

B. Piropo

< Trilha Zero >
Volte de onde veio
13/06/2005

< Uma boa concorrência >


Há cerca de três meses, na coluna “O mercado são vocês” (disponível na seção “Escritos – Coluna do Piropo/Trilha Zero – 2005” de meu sítio em <www.bpiropo.com.br>), eu explicava as razões que me levam a usar e, eventualmente, elogiar os produtos da Microsoft. Dizia que os uso porque quem escreve sobre informática em um jornal de grande circulação fica relativamente circunscrito aos produtos usados pela maioria dos leitores, enfatizando que “quem escolhe o assunto é o mercado”. Quanto aos eventuais elogios, eu os justificava pela evidente melhoria de qualidade que os sistemas operacionais e aplicativos da MS têm experimentado, mencionando especificamente as versões mais recentes de Word, Excel, Power Point e Windows. O fato de me abster de citar o Internet Explorer não foi acidental.

Na verdade, dos produtos da MS, o IE é certamente o menos digno de elogios. E não apenas por suas eventuais vulnerabilidades. A verdade é que, comparado aos demais navegadores disponíveis no mercado, especialmente ao Firefox da Mozilla, o IE deixa muito, mas muito mesmo, a desejar. Não obstante isso e o fato de não sofrer uma atualização decente há mais de três anos, até abril passado ele era usado por mais de noventa porcento dos internautas.

Mas, não importando quão religiosamente um produto é suportado pelos usuários, se aparece coisa melhor, cedo ou tarde a turma migra. Especialmente quando ambos os produtos são gratuitos. Resultado: segundo artigo publicado na Softpedia em 30/05 último em
< http://news.softpedia.com/news/Firefox-about-to-get-IE-on-its-knees-2416.shtml >,
a fatia do mercado abocanhada pelo aparentemente imbatível IE caiu de 95% em novembro do ano passado para menos de 65% em maio deste ano, enquanto o Firefox subia de praticamente zero para 25% no mesmo período. E, citando um trecho do artigo, “Se levarmos em conta o fato de que o Firefox não vem incorporado em um sistema operacional como o Internet Explorer e que não se beneficia dos investimentos em publicidade da Microsoft, o desempenho do navegador de código aberto é ainda mais impressionante”.

Ocorre que ninguém – muito menos a Microsoft – perde uma fatia de trinta porcento do mercado impunemente. E a gigante afinal se mexeu: mesmo antes de lançar a esperada versão 7.0 do IE, decidiu incorporar ao navegador a facilidade talvez mais aclamada dos demais navegadores como Firefox, Opera e Safari: o uso de “abas” (“tabs”) para exibir diferentes páginas na mesma janela do IE. E, numa tentativa de matar dois coelhos em uma só cajadada (ah, que saudades dos romances policiais de antigamente onde aprendi esta frase que tão raramente tenho oportunidade de usar...), lançou a novidade juntamente com a barra de pesquisas da MSN (“MSN search toolbar”), concebida para disputar o rico mercado dos dispositivos de busca com o Google, que há muito já lançou sua Google Search Toolbar.

A facilidade está disponível apenas para as versões 5.01 e superiores do Internet Explorer, infelizmente por enquanto apenas em inglês, e roda apenas nas versões de Windows XP e Server 2000/2003. É certo (já foi confirmado pela Microsoft) que o uso de abas será incorporado à versão 7.0 do IE, mas esperamos que mesmo antes disso ele seja liberado para o uso nas versões “localizadas” (este é o jargão da MS para versões em outros idiomas que não o inglês) como foi agora para a versão original em inglês.

Se você usa o IE em inglês, pode obter sua “MSN Search Toolbar” (que agrega igualmente o uso de abas) em < http://toolbar.msn.com/ >. Se seu navegador está em português, sugiro esperar um pouco pela versão “localizada” (se não quiser esperar e resolver instalar a versão em inglês sobre seu IE em português, faça-o por sua conta e risco). Mas, mesmo que não a instale, pode ter um gostinho da coisa visitando a página acima e clicando no atalho “Take a tour!”, que o levará a um conjunto de páginas com animações ressaltando as principais características do produto, desde o uso das barras de busca (são três, uma no IE e Windows Explorer, outra na barra de tarefas e a terceira no Outlook) até a navegação em diversas páginas na mesma janela do IE, cada uma em sua aba. Além de um bloqueador de “pop ups”, aquelas desagradáveis janelas com propaganda não solicitada que se abrem inopinadamente na tela quando menos se espera.

Mas o importante é que, afinal, a Microsoft atendeu aos apelos do mercado e resolveu incorporar o uso de abas a seu navegador.

Como não me canso de repetir: nada como uma boa concorrência para garantir a evolução de um produto...

B. Piropo