Escritos
B. Piropo
Anteriores:
< Trilha Zero >
Volte de onde veio
20/10/1997

< www.bpiropo.com.br >


Semana passada chegou à minha caixa postal uma mensagem do Marcelo Viana lembrando que minha página na Internet está fazendo um ano e indagando se eu não pretendia comemorar.

Parei para pensar e me lembrei que há pouco mais de um ano ouvia o mesmo Marcelo alegar que "um cara como eu" tinha que manter uma página na rede. Eu resistia. Afinal, eu era "um cara" como outro qualquer e esse negócio dava um trabalho danado. Eu não tinha idéia de como fazer a coisa, não gostaria de delegar a tarefa e não tinha tempo para aprender HTML. Além disso, manter página para que? O que havia para divulgar, eu divulgava no Globo. Mesmo porque, argumentava, este negócio de página só presta se trouxer alguma novidade. Deixá-la no ar sem atualizá-la e sem nada de novo a dizer, francamente, só serviria para poluir ainda mais esta casa da mãe Joana virtual em que a Internet se transformou. Melhor deixar como estava.

Mas Marcelo continuava insistindo. E, argumento decisivo, ofereceu-se para ajudar. Uma ajuda nada desprezível partindo de quem, na época, era webmaster de um dos grandes provedores do Rio. Então começamos a discutir a estrutura da página. Que acabou indo ao ar, ainda experimentalmente, no dia 21 de outubro de 96 com a inestimável ajuda do amigo. Amanhã, portanto, ela completa um ano.

Durante os primeiros dois meses a página ficou lá, só "assuntando". Continha pouco mais que minhas matérias antigas. Como estava no ar em caráter experimental, praticamente não a divulguei. Ainda assim, por estes mistérios da rede, até o final de dezembro de 96 ela recebeu exatos 730 visitantes.

No início deste ano a idéia amadureceu e a estrutura básica da página já estava consolidada. Achei que manter no ar um sítio só com informações pessoais, um link de correio eletrônico e o conjunto dos artigos e colunas já publicadas não bastava. Uma página na Internet só tem sentido se freqüentemente visitada, e uma coletânea estática de textos convida apenas a uma visita: o incauto entra, transfere os artigos para seu disco rígido e nunca mais volta. A página deveria então ser dinâmica, com conteúdo regularmente renovado. E, além disso, mostrar algo que não pudesse ser encontrado em outro local. A solução foi, além da seção "Escritos", com meus textos publicados no Globo e em outros veículos da imprensa (incluindo a coluna MicroCosmo, enquanto foi escrita por este vosso criado), criar três novas seções. Uma de dicas, com informações para facilitar o uso de programas e sistemas operacionais, onde eu publicaria regularmente pelo menos uma nova dica por semana. Outra com respostas selecionadas às perguntas de leitores, também renovada regular e religiosamente uma vez por semana. E finalmente, e a seção "Opinião", com uma coluna inédita, que não seria veiculada em nenhum outro local e que eu pretendia renovar pelo menos uma vez por mês. Um compromisso que eu sabia que me daria um trabalho insano para cumprir. Mas que ainda assim foi assumido para ajudar a quem precisa de informações técnicas sobre informática e não sabe onde encontrá-las.

Trabalho, de fato, dá mesmo. Pelo qual, além das muitas mensagens de agradecimento e incentivo, que considero recompensa suficiente, mais nenhum tipo de retribuição tenho recebido, já que a página não tem patrocínio (mas, não sendo pobre soberbo, considerarei eventuais propostas com o devido carinho). Por outro lado, fazendo um balanço de todo o ano, tenho a consciência tranqüila: fora raríssimas ocasiões em que atrasei um ou dois dias, a coluna tem sido religiosamente atualizada no máximo segunda-feira à noite e portanto o compromisso assumido tem sido cumprido - exceto no que toca à coluna "Opinião", cuja renovação passou de mensal a esporádica (em contrapartida, por solicitação dos visitantes, a página ganhou recentemente outra seção, a dos bookmarks, com links para os sítios que eu considero de interesse).

Há dois meses, por gentileza do amigo Júlio Botelho, a página passou a se hospedar no Unikey. E ainda com a ajuda do Júlio, registrei meu próprio sítio. Para o qual tenho grandes planos (cuja previsão de implementação para o aniversário foi miseravelmente frustrada pela falta de tempo): com a ajuda do Bessa e dos demais mestres programadores do Unikey, os textos antigos, que agora estão disponíveis apenas em arquivos comprimidos, estarão brevemente à disposição no formato HTML permitindo não somente consulta direta como também pesquisa de conteúdo por palavra chave (ou seja: logo você poderá entrar com palavras ou expressões e receber de volta uma lista de links para todas as colunas e artigos onde elas foram mencionadas). Um luxo.

Passado um ano, dá para perceber que valeu a pena e que, de fato o Marcelo tem razão: há o que comemorar. Especialmente porque pouco antes do primeiro aniversário a página recebeu seu décimo milésimo visitante e nos últimos meses o número de visitas semanais tem oscilado entre 200 e 350, ultrapassando mil por mês.

Comemoremos, pois. Quanto a você, se quiser se juntar a nós na comemoração, faça-nos uma visita. O sítio lhe espera em http://www.bpiropo.com.br.

B. Piropo