Sítio do Piropo
Visão Digital: Windows 2000
Volte

Windows 2000 chegou, afinal. O lançamento foi feito em sessenta países, inclusive no Brasil, no dia 17 de fevereiro último.

Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, a versão 2000 sucede a Windows NT, não a Windows 98. Este será atualizado dentro de alguns meses e seu sucessor chamar-se-á Windows Millenium. Portanto, ao contrário do que havia prometido há dois anos, a MS continuará ainda por algum tempo fornecendo duas linhas de sistemas operacionais, Windows 98 e seus sucessores para uso doméstico, e Windows 2000 para uso corporativo.

Se você estava esperando o lançamento de Windows 2000 para atualizar seu sistema operacional, cuidado: ele não é compatível com um bocado de hardware antigo (faltam "drivers") e se recusa a rodar programas que acessam diretamente o hardware. E quem mais faz isso são os jogos de computador. Se você migrar agora, vai ter que se despedir de seus joguinhos. Se ainda assim acha que migrar pode ser uma boa idéia, faça uma relação de todo seu hardware e, principalmente, de seus programas, vá até a página <http://www.microsoft.com/windows2000/upgrade/compat/search/default.asp> e consulte a lista de incompatibilidades.

Windows 2000 será fornecido em quatro versões. A "Professional", para máquinas cliente, e três versões adicionais para servidores de rede: Server, para pequenas e médias empresas, Advanced Server, para grandes corporações e Datacenter Server (que somente será lançada no segundo semestre) para suportar tráfego pesado e transações comerciais em tempo real em provedores Internet de grande porte.

Windows 2000 era esperado com grande ansiedade. E com razão, já que é bastante diferente da versão 4.0 que vem substituir. A diferença mais importante é a interface, criada à imagem e semelhança da de Windows 98. Mais amigável, mais simples de operar, com instalação e configuração mais fácil e integrada à Internet (vem com o Internet Explorer, que se entrelaça com a própria interface, como em Windows 98), Windows 2000 é a versão de NT com que os usuários sonhavam. Além disso, suporta hardware moderno e novas tecnologias (infravermelho, USB e IEEE 1394, ou "Firewire"). É capaz de usar o sistema de arquivos FAT 32 de Windows 98 e inova com o Active Directory, uma forma de administrar redes ligando os usuários a "domínios", e não mais aos servidores onde estão cadastrados e, sobretudo, com o IntelliMirror, uma característica que permite criar uma cópia do seu ambiente de trabalho a partir de qualquer máquina que você use para acessar a rede. A isso tudo se soma o EFS (Encrypting File System), um sistema de arquivos que permite criptografar um arquivo simplesmente arrastando seu ícone para o interior de uma pasta previamente criptografada.

É claro que em uma versão nova sempre haverá bugs e essa há de ser uma preocupação (principalmente no meio corporativo, onde segurança é essencial). Além disso, os custos de migração não são desprezíveis. Por outro lado, Windows NT 4.0 já é velha de quatro anos, o que, no que toca a sistemas operacionais, está perto da senilidade.

Portanto, há sólidas razões tanto para migrar quanto para esperar mais um pouco. O que torna difícil prever se Windows 2000 será ou não um sucesso de vendas. Isso, será decidido pelo próprio mercado.

Mas eu arrisco um palpite: acho que a turma está mais para esperar pelo primeiro "Service Pack" com as correções dos bugs mais importantes (que certamente aparecerão) do que para deflagrar uma corrida ás lojas. Quem viver, verá.

B.Piropo