Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
31/07/2008
< Saindo depressa (do Vista) >

Há pouco mais de um ano publiquei aqui mesmo nesta coluna uma dica que ensinava a criar ícones na Área de Trabalho para desligar ou reiniciar Windows com um único clique. A dica, publicada em 22/02/2007 com o título “Saindo depressa”, permanece disponível na seção Escritos do Sítio do Piropo, em < www.bpiropo.com.br >, “Coluna Técnicas & Truques”, e explica como criar atalhos que invocam o programa “shutdown” com seus parâmetros.

O problema é que a coisa funcionava perfeitamente em todas as versões de Windows, exceto Vista. Cujos usuários – inclusive este que vos escreve – eram obrigados a recorrer ao menu iniciar para desligar, hibernar, reiniciar, ou fazer “LogOff” de seu micro.

Pois folgo em informá-los que, depois da instalação do SP1 (pelo menos eu só descobri que a coisa funcionava depois disso) o programa “shutdown” não apenas foi incorporado ao Vista como também sofreu significativas melhorias. Agora, além de permitir reinicializar e desligar a máquina, faz mais um monte de gracinhas.

Então vamos a ele. Primeiro, o “feijão com arroz”: a criação de ícones para desligar e reinicializar o micro. A forma de criá-los e a sintaxe do comando permaneceram praticamente idêntica à usada nas versões anteriores: clicar com o botão direito em qualquer ponto “vazio” da Área de Trabalho, escolher a entrada “Novo” e, nela, a opção “Atalho” para abrir a janela “Criar atalho” com uma caixa de entrada de dados em branco à espera da linha de comando.

O comando a ser digitado será sempre “shutdown”. O que varia são os parâmetros. Para desligar o micro, entra-se com “/s” (ou “-s”) e para reinicializá-lo usa-se “/r” (ou “-r”). Ambos devem ser complementados com o parâmetro “/t” (ou “-t”) seguido do tempo, em segundos, em que o procedimento de desligamento ou reinicialização deve começar.

Um exemplo para simplificar. Digamos que você deseja desligar ou reinicializar o micro cinco segundos depois de clicar sobre o ícone. Para desligar, entre na “Linha de comando” com: “shutdown /s /t 05” ou “shutdown –s –t 05” assim mesmo, porém sem aspas, e respeitando a sintaxe (mantendo o espaço em branco entre os parâmetros e não precedendo o número de segundos com barra ou hífen). E para reinicializar use “/r” (ou “-r”) em vez de “/s” (ou “–s”).

Depois do clique sobre o ícone será exibida uma janela informando que o micro será desligado em menos de um minuto e, cinco segundos depois, os programas que estão em uso serão “fechados” de forma ordenada (perguntando, naturalmente, se os arquivos eventualmente abertos devem ser salvos) e a máquina será desligada ou reinicializada, conforme o comando.

O ícone assim criado terá a feia imagem dos ícones do sistema. Para alterá-la, clique com o botão direito sobre o ícone, escolha a entrada “Propriedades” e na aba “Atalho” clique no botão “Alterar ícone”, escolhendo um dentre os diversos ícones que serão oferecidos. E para mudar o nome do atalho, basta clicar sobre ele com o botão direito, acionar a opção “Renomear” e escolher o nome mais apropriado (provavelmente “Desligar” e “Reinicializar”).

 Pois bem: isto resolve o problema de desligar e reinicializar sem precisar recorrer à sucessão de cliques que o procedimento convencional exige. Mas, como eu disse, em Vista o comando foi revisto e ampliado. Portanto (mas atenção: somente se a configuração de sua máquina o permitir) pode-se ainda usar os parâmetros “/l” (ou “–l”; trata-se da letra “L” minúscula, não do algarismo 1 ou do “i” maiúsculo) para efetuar o “LogOff” e “/h” (ou “-h”) para hibernar. Além de uma série de outros parâmetros, destinados a serem usados principalmente por administradores de rede, que podem ser examinados abrindo-se uma janela do “Prompt de comando” (Menu Iniciar -> “Todos os programas” -> “Acessórios”) e entrando-se com o comando “shutdown /?”.  Bom proveito.

Figura 1

 

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]