Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
15/01/2009
< Capturando telas e janelas com o Snipping Tools >

Vocês já devem ter reparado que muitas destas colunas (incluindo esta) são ilustradas com figuras extraídas da tela de meu computador para explicar determinados procedimentos. Isto se chama “captura” de telas ou janelas. E talvez a maioria de vocês saiba que se pode capturar telas ou janelas copiando-as para a Área de Transferência premendo as teclas “PrtScr” sozinha (tela inteira) ou combinada com a tecla “Alt” (janela). E se não sabem, deveriam saber já que isto foi o assunto de uma das colunas Técnicas & Truques publicada em setembro de 2007 (e ainda disponível na seção “Escritos / Coluna Técnicas e Truques” do Sítio do Piropo, em < www.bpiropo.com.br >). O problema é que depois de capturada a imagem usando esta técnica, para que se possa fazer qualquer coisa com ela (como aparar excessos, editar ou acrescentar texto) é preciso colá-la em um programa gráfico qualquer – para o que basta abrir o programa e utilizar a entrada “Colar” do menu “Editar” ou simplesmente teclar “Ctrl+V”.

Para quem deseja capturar trechos de tela (como áreas retangulares) e efetuar tarefas mais sofisticadas, há programas desenvolvidos especialmente para isto, inclusive gratuitos como o excelente “Screenshot Pilot” (disponível em < www.colorpilot.com >). Mas o que nem todo o mundo sabe é que o sistema operacional Windows Vista incorpora um destes programas. Simplezinho, mas muito útil: o Snipping Tools.

Para encontrá-lo basta abrir o menu Iniciar, clicar em “Todos os Programas” e abrir a pasta “Acessórios” (e se você fizer isto e não o achar por lá, tenha paciência que logo daremos um jeito). Clique em seu ícone e, subitamente, sua tela parecerá “embaçada”. Não se afobe: procure nela por uma pequena janela semelhante à assinalada com o número 1 na figura, porém solicitando que você arraste o cursor ao redor da área que deseja capturar. Faça isso para capturar imediatamente uma área da tela ou clique em “Cancelar” (ou ainda tecle “Esc”) para que a janela passe a solicitar que você selecione um tipo de recorte ou clique no menu “Novo”. Que, ao se abrir, lhe oferece quatro opções autoexplicativas: recorte de formato livre, captura retangular, captura de janela ou de tela inteira. Escolha a que melhor lhe convier e faça a sua captura de tela de acordo. Isto feito, você verá uma nova janela se abrir com o trecho capturado e oferecendo ferramentas simples, porém eficazes, para quem não precisa de mais nada alem de fazer pequenos retoques, adicionar texto ou salvar o arquivo.

Além disso, o programeto lhe oferece ainda o botão “Opções”. Clique nele e se abrirá a janela assinalada com o número 2 na ilustração, oferecendo um grupo de opções, também autoexplicativas, sobre determinadas ações executadas durante a captura. Basta escolher as que mais lhe agradarem e temos conversado.

Como se vê, é um programa simplezinho, mas eficiente. E, sendo ele de graça, não há muito que reclamar. Não gostou? Não use, e não terá qualquer prejuízo. Mas, precisando, agora já sabe onde encontrá-lo.

Ou não.

Porque, como eu disse, há usuários de Vista que por mais que procurem o Snipping Tools não o encontram nem com reza braba. E a razão é simples: ele é um componente opcional, que pode ou não ter sido incluído na instalação. E, se não foi, não aparecerá entre os “Acessórios”.

Mas não há problema sem solução. Se este for o seu caso, simplesmente abra o Painel de Controle, clique em “Programas” e escolha “Ativar ou desativar recursos do Windows” (você precisará de privilégios ou autorização de Administrador para prosseguir). Espere um pouco até que a janela “Recursos do Windows” seja preenchida, procure pela entrada “Componentes opcionais do Tablet PC”, marque-a e clique em OK. O recurso será instalado e, na próxima vez que Windows for inicializado, o Snipping Tools estará disponível. Bom proveito.

Figura 1

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]